Na última quinta-feira, 13, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) retotalizou o resultado das eleições 2014 no Estado.
Com a ação, mantiveram-se inalterados os resultados para as eleições majoritárias e para o cargo de deputado federal. Houve, porém, alteração no quociente eleitoral e na distribuição das vagas para deputado estadual. É a segunda vez que acontece a retotalização.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) passa a contar com seis eleitos para a Assembleia Legislativa. O candidato José Abelardo Camarinha, que obteve 79.325 votos, passa à condição de eleito. Já o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) teve uma vaga reduzida. O Coronel Édson Ferrarini passou de eleito para primeiro suplente.
Houve ainda a validação dos 5.332 votos do candidato Reinaldo Guimarães Mota (PSB), que ocupa agora o status de suplente.
Camarinha teve o registro indeferido pelo plenário do TRE. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no entanto, deu razão ao recurso do candidato e decidiu que a inelegibilidade não está configurada. O mesmo aconteceu com Mota. Ambas as decisões foram da ministra Maria Thereza de Assis Moura.
As alterações ocorridas com as retotalizações são necessárias porque os votos dados aos dois candidatos eram considerados nulos, mas, com a modificação da situação pela Corte Superior, os votos foram validados.
Com a nova totalização, o quociente eleitoral para o cargo de deputado estadual passou de 218.147 para 219.048.
Vale ressaltar que como ainda existem recursos a serem julgados, outras alterações poderão ocorrer.
0 Comentários