A ex-jogadora de basquete também conversou com os pais e alunos, distribuiu autógrafos e tirou fotos
Na tarde de quinta-feira, 7, os alunos que participam das aulas de basquete promovidas em Bragança Paulista pelo IJA (Instituto Janeth Arcain), em parceria com a Prefeitura, tiveram uma surpresa bastante positiva. Eles receberam a visita da ex-jogadora de basquete Janeth Arcain, que é fundadora do instituto.
A visita também surpreendeu os pais, que foram convidados a ir até o Ginásio de Esportes Agostinho Ercolini, localizado no Jardim Recreio, para receberem os uniformes dos filhos e participarem de uma reunião. E, então, a entrega contou com a ilustre presença de Janeth, que conversou com os presentes, contando um pouco sobre sua história e também sobre os objetivos do IJA.
Janeth falou sobre alguns de seus títulos. Ela foi campeã do Sul-americano de Clubes de 1986 a 1988 e em 1999 e 2000. No Campeonato Brasileiro, ela conquistou o primeiro lugar de 1986 a 1988, em 1990, 1991, 1999, 2001, 2002, 2004 e 2005. Também foi campeã por quatro vezes do Campeonato Paulista e por uma vez do Campeonato Carioca, além de acumular várias vitórias nos Jogos Regionais e Jogos Abertos.
A atleta também alcançou títulos importantes na Seleção Brasileira. Ela foi campeã da Copa América Pré-mundial Juvenil, do Sul-americano Juvenil, do Torneio Pré-olímpico das Américas e do Campeonato Mundial e vice-campeã por duas vezes da Copa América Pré-mundial.
Janeth foi eleita a melhor jogadora de sua categoria de 1983 a 2006, ficou entre as cinco melhores jogadoras do mundo de 1999 a 2001, ganhou os prêmios de melhor jogadora do mundo em sua posição, em 1994, na Austrália, e de melhor atleta brasileira, de 1999 a 2002, além de ser considerada a cestinha histórica olímpica em 2004.
Mas a carreira de sucesso não caiu do céu, conforme destacou. Ela teve de se dedicar muito e desde os 14 anos aprender a viver longe da família para poder treinar e desenvolver suas habilidades no esporte.
Antes de se aposentar das quadras, em 5 de fevereiro de 2002, Janeth criou o IJA, que atualmente tem cinco núcleos de atendimento. Além de Bragança Paulista, há núcleos esportivos do IJA em Santo André, Cubatão e em João Pessoa, na Paraíba, além de Atibaia, que está prestes a receber o projeto.
O objetivo do instituto é proporcionar o acesso ao esporte de qualidade, preconizando a prática esportiva baseada nos bons valores, como disciplina, dedicação, cooperação, respeito, de forma a promover o esporte como fator de desenvolvimento global dos alunos e utilizando o basquetebol como ferramenta transformadora da sociedade e exercício da cidadania.
Assim, os pilares do trabalho desenvolvido pelo IJA foram apresentados aos pais e alunos.
Em seguida, houve a entrega dos uniformes. Cada aluno recebeu uma camiseta, um moletom, uma garrafinha de água e uma mochila. Ao final, Janeth autografou as camisetas dos alunos, conversou com os presentes e tirou fotos com o público.
A ex-atleta conversou também com o Jornal Em Dia. Ela afirmou que estava muito feliz por poder participar pessoalmente da entrega dos kits aos alunos. Os uniformes, na opinião de Janeth, deixam as crianças em igualdade. “Espero que eles cuidem bem porque foi dado com muito carinho. Acho que dessa forma a gente consegue homogeneizar a criançada toda que está participando do projeto”, declarou.
Durante os 12 anos de existência do IJA, Janeth contou que alguns alunos se tornaram talentos, seja na Seleção Paulista ou na Seleção Brasileira, o que é muito gratificante.
Mas, além disso, o basquetebol também proporcionou oportunidades de estudo a muitos jovens, de acordo com Janeth. “Muitos jovens hoje estão se formando ou estão em faculdades porque por meio do basquetebol conseguiram bolsas em universidades. Isso ajuda bastante. Eles fazem parte das equipes das faculdades. Por isso, acho que o basquetebol vai além, vai proporcionar essa melhoria, esse aumento de autoestima para os jovens”, avaliou, enfatizando que a metodologia de ensino do IJA é o esporte educacional.
O núcleo de Bragança Paulista conta com quase 50 alunos até agora. É quase a metade da capacidade de atendimento, portanto, ainda há vagas. Janeth orientou que os interessados devem procurar o Ginásio de Esportes Agostinho Ercolini, que fica na Avenida São Vicente de Paula, s/nº, no Jardim Recreio, às terças e quintas-feiras, no período da tarde, para obter mais informações e fazer a inscrição.
“O instituto veio proporcionar essa oportunidade. Espero que até o fim do mês se preencham todas as vagas”, concluiu Janeth.
0 Comentários