O dia 1º de dezembro de 2013 entrou para a história do Ferroviários A. C. e também para a de Bragança Paulista, pois a Locomotiva Avinhada conquistou, na manhã do último domingo, de forma invicta, o título inédito do Campeonato Amador do Estado de São Paulo, que contou com a participação de 32 clubes de várias cidades do interior e da grande São Paulo.
Com a vitória do FAC, Bragança Paulista voltou a conquistar um título expressivo no cenário do futebol paulista após 23 anos. Antes do feito do Ferroviários, somente o C. A. Bragantino havia sagrado-se campeão de uma competição importante organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), que foi o Campeonato Paulista da 1ª Divisão de 1990.
O Nacional de Vila Vivaldi, jogando em casa e com o apoio de sua fanática torcida, ainda tentou, mas não conseguiu superar o representante de Bragança, que voltou a vencer a partida, dessa vez por 1 a 0, com gol do atacante Gian, que chegou aos sete gols e garantiu o título de artilheiro do Amador do Estado 2013.
O jogo foi realizado no Estádio do Nacional de Vila Vivaldi, em São Bernardo do Campo.
PRIMEIRO TEMPO: NACIONAL TEM MAIS POSSE DE BOLA
Em desvantagem no placar, o Nacional iniciou o confronto marcando pressão e encurralando o Ferroviários. Sabendo que o time da casa iria partir para cima desde o começo, o técnico Serjão optou por escalar o volante Davi Porquinho no lugar do atacante Gian para fechar o meio-campo.
O primeiro lance de perigo da partida aconteceu aos oito minutos, e partiu do Nacional. O lateral-esquerdo Lambari cobrou falta perigosamente, mas a bola ficou com o goleiro Carlinhos.
O Ferroviários deu o troco logo em seguida. Após cruzamento da direita, Nenê cabeceou no canto esquerdo, porém, o arqueiro Adílson fez boa defesa, evitando o gol avinhado.
Aos 13 minutos, num chute de longe de Popó, Adílson bateu roupa e a bola sobrou para Messias, que ganhou a frente do goleiro e caiu, reclamando de pênalti. Entretanto, o árbitro entendeu que foi simulação do atacante do FAC e aplicou um cartão amarelo pelo lance.
Os donos da casa arriscavam muitos chutes de fora da área, mas sem sucesso. E o Ferroviários teve uma boa oportunidade para abrir o placar aos 34 minutos. Após tabela com o meio-campista Popó, o lateral-direito Nandinho chutou forte para o gol, obrigando o arqueiro Adílson a realizar uma boa defesa.
O último lance de perigo da primeira etapa foi do FAC. Messias recebeu passe de Perez e, de primeira, achou Dodô na esquerda. O camisa 7 foi até a intermediária e cruzou para a área. Popó, bem colocado, pegou de primeira, e a bola passou perto da meta dos donos da casa.
E o primeiro tempo terminou igual no marcador, 0 a 0.
SEGUNDA ETAPA: GIAN MARCA E FERROVIÁRIOS VENCE O JOGO
Mesmo precisando de seis gols para levar a decisão para as penalidades máximas, o Nacional voltou com a mesma formação dos 45 minutos iniciais. Satisfeito com o resultado, o time avinhado também voltou sem nenhuma alteração.
E os mandantes iniciaram o segundo tempo da mesma forma que o primeiro: pressionando. E logo aos seis minutos, o meio-campista Botão cobrou falta pelo lado esquerdo, e o goleiro Carlinhos fez grande defesa.
Cinco minutos depois, foi a vez do Ferroviários assustar também na bola parada. Messias finalizou de longa distância e quase surpreendeu Adílson.
Aos 25 minutos, o técnico Serjão substituiu o meio-campista Dodô pelo atacante Gian.
E a estrela do técnico Serjão brilhou novamente. Em sua primeira jogada, aos 27 minutos, Gian recebeu bom passe e, de fora da área, finalizou no canto direito inferior do goleiro Adílson, que até tentou alcançar a bola, mas nada pôde fazer para evitar o gol da Locomotiva Avinhada.
Esse tento deu a Gian a artilharia isolada do campeonato.
O gol trouxe mais tranquilidade ao FAC. Por outro lado, os jogadores do Nacional começaram a ficar nervosos dentro de campo e, aos 29 minutos, Botão acertou uma cotovelada no volante Davi Porquinho, recebendo cartão vermelho direto e prejudicando ainda mais a equipe de São Bernardo do Campo.
Com sete gols de vantagem no placar, valor agregado dos dois jogos, e com um jogador a mais, o Ferroviários começou a tocar bola, apenas esperando o apito final do árbitro para começar a festa pela conquista inédita no Amador do Estado 2013.
FICHA TÉCNICA
FINAL DO CAMPEONATO AMADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO 2013
Local: Estádio do Nacional de Vila Vivaldi, em São Bernardo do Campo-SP.
Data: 1º de dezembro de 2013 (domingo).
Horário: 10h.
Árbitro: Sérgio da Rocha Gomes, que foi auxiliado por Evandro de Melo Lima e Bruno Bonani Munhoz.
Quarto árbitro: Felipe Alexandre Amaro Felício.
NACIONAL-SBC – 0
Adílson; Dedé (Pezão), Ivan, Naldo e Lambari (Fabinho); Paraná (Edmilton), Feijão, Roberto (Rafael) e Botão; Wíllian e Boquinha (Edílson).
Técnico: Glauco Luiz.
Cartões amarelos: Ivan e Feijão.
Cartão vermelho: Botão.
FERROVIÁRIOS – 1
Carlinhos; Nandinho, Luís Fernando, Rincón e Nenê (Rubens); Waltinho (Juninho), Perez, Dodô (Gian) e Popó (Marquinhos); Messias (Thiago) e Davi Porquinho.
Técnico: Serjão.
Gol: Gian, aos 27’/2T.
Cartões amarelos: Messias, Dodô, Perez e Tiago.
0 Comentários