Inaugurado, CAPS II funciona na Travessa Riachuelo

Foi inaugurado em Bragança Paulista, na quarta-feira, 3, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, serviço que prestará atendimento diário para pacientes adultos com transtorno mental grave e persistente.

O CAPS II está instalado na Travessa Riachuelo, 297, Centro.

Várias autoridades participaram da cerimônia de inauguração. O prefeito Fernão Dias da Silva Leme, ao fazer uso da palavra, declarou que o CAPS II oferecerá um tratamento multidisciplinar aos pacientes. “O CAPS era um sonho antigo de Bragança, por isso, quero saudar todos os profissionais, sem exceção. Tem dias, como este, em especial, que me fazem ver que vale a pena ser prefeito desta cidade”, afirmou o chefe do Executivo bragantino.

Huguette Theodoro da Silva, vice-prefeita do município, também enalteceu a dedicação da equipe e enfatizou que as diferenças precisam ser olhadas com humanismo e não com preconceito. “Quero parabenizar todos os integrantes deste trabalho. Sabemos que este é um mecanismo que se faltar uma peça, não acontece. Todos somos diferentes e nossa tarefa como ser humano é olhar o outro de maneira generosa e entender a necessidade de cada um”, declarou.

Quem também discursou, na ocasião, foi o psiquiatra e coordenador do curso de Medicina da Universidade São Francisco (USF), Luiz Fernando Ribeiro da Silva Paulin. Ele afirmou que a implantação do CAPS II em Bragança é fundamental para a reforma psiquiátrica do município. “A história da psiquiatria de Bragança Paulista começa a mudar a partir deste momento. Estamos assumindo o poder democrático e popular na figura do prefeito Fernão Dias, que começa a mudar o perfil de assistência psiquiátrica na nossa cidade”, considerou.

O descerramento da placa inaugural e corte da fita marcaram o término da cerimônia, após a qual os presentes puderam conhecer as dependências do prédio, que conta com sete salas, um almoxarifado, uma cozinha, uma sala de terapia ocupacional e quatro banheiros.

O SERVIÇO

De acordo com a Prefeitura, o CAPS II recebeu um incentivo do governo federal de R$ 30 mil para sua implantação no município, que serão utilizados na compra de mobília e equipamentos. Após o início das atividades, a equipe fará o cadastramento do serviço no Ministério da Saúde, para que este seja habilitado e receba recurso mensal do órgão.

O Centro funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com atividades durante todo o dia, organizadas por uma equipe multidisciplinar, composta por assistente social, enfermeiro, técnicos de enfermagem, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e psicólogos. O serviço também conta com serventes de limpeza e funcionários da área administrativa. Dentre as atividades oferecidas, estão: roda de conversa, alongamento, grupos de família, oficina de beleza, entre outros.

Este tratamento oferecido a cada paciente faz parte de um projeto terapêutico singular, que tem como objetivo oferecer melhor qualidade de vida aos pacientes. Além dos atendimentos de saúde, também serão oferecidas três refeições durante o dia aos pacientes que ficam no local.

Os pacientes já estão sendo acolhidos e conhecendo o local nesta primeira semana. A partir do próximo dia 9, o cronograma de atividades será iniciado. O atendimento é oferecido de forma direta, não sendo necessário encaminhamento de outras unidades de saúde. Mais informações podem ser obtidas por meio do número (11) 4035-5040.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image