Projeto ofereceu sessões de cineclube, formação de educadores e vivências em audiovisual
Acontece neste domingo, 14, no Mini-Mis Casinha do Lago, o encerramento das atividades de 2014 do Imagens Vivas, projeto que teve como objetivo estimular a cena audiovisual em Bragança Paulista, por meio de sessões gratuitas de cineclube e ações de criação audiovisual.
A programação tem início às 19h com a Mostra de Curtas, onde serão apresentados os filmes produzidos durante as Vivências de Cocriação Audiovisual na escola e na comunidade. Ao final da sessão, os realizadores participarão de um bate-papo com o público para falar sobre a experiência.
Às 20h, começa o Cine Música, sessão de filmes musicados ao vivo, com a banda Cheesehead, e apresentação de André La Sálvia. O trio de música instrumental é formado atualmente por Giovani Bruno na guitarra, João Guilherme Della Vecchia no baixo e Vínicius Imenez na bateria. A banda tem como característica composições complexas e com ritmos não-convencionais. André é professor, filósofo e responsável pela série de curtas Memórias Bragantinas.
E, durante toda a semana, com encerramento também no dia 14, é possível conferir, no Mercado Municipal, a Videoinstalação, pesquisa - ação em audiovisual, que tem como objetivo convidar os visitantes a experimentar a cidade a partir de diferentes paisagens poéticas, visuais e sonoras.
O PROJETO
O Imagens Vivas foi dividido em dois eixos de atuação: atividades para público espectador e atividades de protagonismo audiovisual. Entre agosto e dezembro, três programas regulares de exibição ficaram em cartaz: Cine Diálogo, aberto ao público em geral, Cine Professor, dedicado a educadores, mas também aberto ao público, e Cine nas Escolas, com sessões realizadas em escolas da rede pública. E, no mesmo período, o projeto ofereceu Vivências de Cocriação Audiovisual na escola e na comunidade, abrindo oportunidade para jovens realizarem curtas-metragens e videoinstalações, e Encontros de Formação de Educadores, um espaço para a reflexão sobre a relação da linguagem audiovisual com a educação e sua aplicação prática.
De acordo com Veridiana Aleixo, diretora de projetos da Com Tato Agência Sociocriativa, ao oferecer referências audiovisuais, o Imagens Vivas propôs ao participantes uma reflexão acerca do espaço que querem construir. “O cinema tem esse poder de modificar a realidade e a proposta do projeto foi levantar questões e estimular a pensar um pouco mais sobre a cidade, criar um exercício do olhar e descobrir o que se quer construir. Com o cineclube o projeto trouxe, também, uma oferta cultural à cidade, retomando um público carente de propostas relacionadas ao audiovisual”.
Para Cláudia Jardim, assessora de Gabinete e Projetos Culturais da Secretaria Municipal de Educação, pelo fato de Bragança não ter uma sala de cinema, o Imagens Vivas foi fundamental por conseguir atingir tanto as crianças quanto os professores e também os adultos do EJA. “Todos tiveram oportunidade não só de ter acesso ao cinema na própria escola em horário de aula como também de dialogar sobre os curta-metragens que eles assistiram”.
“Tive a oportunidade de acompanhar crianças, jovens e adultos envolvidos nas atividades do Imagens Vivas. Percebo que conectar pessoas e favorecer um espaço de diálogo e escuta por meio da arte seja de grande potência para a vida social e cultural de Bragança Paulista. Fortalecer elos sociais são imprescindíveis para gerar novos fluxos criativos e fazer mover a vida na cidade”, analisa Maria Fernanda Carmignotto, coordenadora e produtora local da iniciativa.
“O projeto impulsionou a retomado do público de cinema na cidade. É importante para o município que aconteçam mais parcerias como essa, com a iniciativa privada, para que seja possível potencializar o desenvolvimento de políticas culturais locais”, enfatiza Daniela Verde, representante da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
O Imagens Vivas é patrocinado pela TE Connectivity, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e é gerido pela Com Tato Agência Sociocriativa em parceria com o Edith Cultura e com a Prefeitura Municipal de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Educação.
SERVIÇO
Encerramento projeto Imagens Vivas
Mostra de Curtas - 19h
Filmes produzidos durante Vivências de Cocriação Audiovisual
Cine Música - 20h
Banda Cheesehead e apresentação de André La Salvia
Grátis
0 Comentários