Idesp 2014 é divulgado: escolas da diretoria de ensino e do município ficam com média abaixo de 3,0

Os números se referem aos resultados alcançados no 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. A média do estado de São Paulo é ainda pior

Na sexta-feira, 27, foram divulgados os dados do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) 2014, indicador que avalia a qualidade das escolas e ele varia de 0 a 10. Apesar de dez das 18 escolas em Bragança Paulista terem cumprido a meta estipulada pelo governo do estado e de as médias terem subido em comparação com os resultados alcançados no Idesp de 2013, os resultados mostram que a situação ainda é extremamente crítica, haja vista que nenhuma escola na cidade obteve índices iguais ou maiores que 4,0 e que as médias alcançadas pelo estado, Diretoria Regional de Ensino e município ficaram abaixo de 3,0.

Conforme mencionado, dez escolas bragantinas cumpriram as metas estabelecidas pelo governo estadual. São elas: Ministro Alcindo Bueno de Assis; Cásper Líbero; Fernando Amos Siriani; Francisco de Assis Gonçalves; Desportista Inaldo Manta; Ismael Aguiar Leme; José Guilherme; Sebastião Ferraz de Campos; Siles Coli; e Silvio de Carvalho Pinto.

Dessas, a unidade que alcançou o melhor índice foi a Escola Estadual Desportista Inaldo Manta. No 9º ano do Ensino Fundamental, a escola tinha como meta 3,41 e obteve 3,47, sendo que em 2013 alcançou o índice de 3,26. Na 3ª série do Ensino Médio, a unidade alcançou 3,29 e tinha como meta 3,07. No ano passado, o Idesp dessa série ficou em 2,96.

Na outra ponta dos resultados, estão as Escolas Estaduais Marcos Antônio da Silva Guimarães e Dom José Maurício da Rocha. A primeira ficou com o pior índice da cidade para o 9º ano do Ensino Fundamental, 1,53. A segunda teve o pior Idesp 2014 do município na 3ª série do Ensino Médio, 1,02.

Levando-se em consideração as médias do estado, Diretoria de Ensino e do município, é possível constatar que todas ficaram abaixo de 3,0. No 9º ano do Ensino Fundamental, as médias foram, respectivamente, de 2,62; 2,94; e 2,71. Na 3ª série do Ensino Médio, os números caem, ficando em 1,93; 2,35; e 2,21.

Entretanto, a realidade dos resultados do Idesp 2014 foi divulgada com conotação positiva pela Secretaria Estadual da Educação, que informou à imprensa que esses são os maiores índices dos últimos cinco anos. A assessoria ainda divulgou que os professores, diretores, coordenadores e demais funcionários que vão receber bônus maiores a R$ 3.501,00 receberão em duas etapas, sendo a primeira no dia 31, terça-feira, e a próxima em 15 de setembro.

De acordo com a Secretaria da Educação do Estado, qualquer avanço no Idesp de um ano para outro é bonificado, mas o quanto se bonifica depende do quanto a escola cumpre da meta estipulada.

Os dados sobre o Idesp estão disponíveis no site: http://idesp.edunet.sp.gov.br/boletimescola2014.asp.

Confira os resultados do Idesp 2014 de todas as escolas estaduais de Bragança Paulista, na versão impressa.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image