Na última sexta-feira, 5, foram divulgados os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013. Os resultados mostram que o Brasil conseguiu alcançar a meta estipulada apenas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em que ela era de 4.9 e foi alcançado o índice de 5.2.
Nos anos finais do Ensino Fundamental, a meta era de 4.4 e o índice ficou em 4.2. Situação parecida aconteceu com o Ensino Médio, cuja meta era de 3.9 e o índice obtido foi de 3.7.
No estado de São Paulo, o índice dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de 6.1, também ficou acima da meta, que era de 5.8.
E os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio também ficaram abaixo do esperado no estado paulista. A meta era de 5.0 e o índice obtido ficou em 4.7 na primeira situação. E o índice alcançado foi de 4.1 para a meta de 4.2 no Ensino Médio.
Pesquisando os dados do município de Bragança Paulista, pode-se constatar que o mesmo cenário se repete. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, administrados pela rede municipal, o índice alcançado foi de 5.4. A meta diverge conforme a pesquisa. Ao escolher a opção rede municipal, a meta estabelecida foi de 4.8 e, então, o município teria ficado acima dela. Porém, se a opção feita é por rede pública, a meta para os anos iniciais é de 5.6 e, nesse caso, a cidade não a teria alcançado.
Para os anos finais do Ensino Fundamental, cuja administração é do governo do estado, a meta era de 5.0 e o índice alcançado foi de 4.5.
Na pesquisa do município, não aparecem informações sobre o Ensino Médio, também sob a administração da rede estadual.
Os resultados evidenciam que quanto maior a escolaridade, menor o desempenho dos alunos em avaliações como a do Ideb.
Criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007, o Ideb tem escala de zero a dez e sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e a Prova Brasil.
Os resultados do Ideb 2013 estão disponíveis no portal: http://ideb.inep.gov.br/resultado/.
0 Comentários