Fesb conta com mais de 1.500 alunos

 

Dois novos cursos devem ser abertos pela instituição em breve

 

A Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista (Fesb) conta atualmente com 1.590 alunos e a previsão é que em 2014 esse número passe para dois mil. As informações foram divulgadas por Lúcia Inês Ribas de Souza Siqueira que, na próxima segunda-feira, 2, entrega o cargo de presidente da instituição a Adílson Octaviano.

Lúcia esteve na Câmara Municipal, nessa terça-feira, 26, falando um pouco sobre o trabalho que desenvolveu na Fesb ao longo desses quatro anos. Ela, que trabalhou na instituição por 20 anos como docente, havia se aposentado há cerca de dez meses quando assumiu a presidência em plena crise.

De acordo com a professora, a Fesb é responsável por cerca de 200 empregos diretos e 1.200 indiretos e já formou, nesses 46 anos de existência, 35 mil profissionais. “Por isso, respeito e exijo respeito à Fesb, pela importância que ela tem para Bragança, região e para o Brasil”, disse a participante da Tribuna Livre, explicando que a instituição conta com alunos de estados mais distantes.

Para conseguir tirar a Fesb da situação negativa em que se encontrava, Lúcia contou que reduziu as despesas em 27%. O número de funcionários, por exemplo, que era de 111, passou para 82, sem redução da qualidade, conforme garantiu. Outra medida tomada pela presidente foi a recuperação de receita. Nos últimos quatro anos, a instituição recebeu 70% dos valores que tinha pendentes. Com isso, foi possível pagar dívidas atrasadas com funcionários, fornecedores e também impostos.

Lúcia apontou que a Fesb está totalmente revitalizada. O curso de Medicina Veterinária, segundo afirmou, é referência estadual por ter custo acessível e modalidade integral. O Hospital Veterinário já existia, mas foi ampliado para que animais de grande porte pudessem ser atendidos. O Centro Esportivo também recebeu melhorias. Desde a academia até as quadras e piscina foram beneficiadas com obras que melhoraram esses espaços para os alunos de Educação Física e também para a comunidade, já que a Fesb mantém projetos sociais com aulas de natação a cerca de 120 crianças e de ginástica para os pais desses alunos.

O Coral da Fesb também integra os projetos sociais da instituição, conforme destacou Lúcia.

O corpo de professores da fundação é composto por mestres, doutores e especialistas, disse a participante, acrescentando que deixa o caixa tranquilo para seu sucessor, Adílson Octaviano, que acompanhava da plateia a explanação da presidente.

Dois projetos que estão em andamento e que devem ser desenvolvidos pelo novo presidente da instituição são a construção do campus 2 da Fesb, na zona sul, e a abertura de dois novos cursos, o de Serviço Social e o de Agronomia. De acordo com Lúcia, o curso de Serviço Social já está aprovado, mas ainda não foi publicado nos órgãos oficiais, por isso, não foi possível lançar o vestibular. Já o curso de Agronomia ainda está em fase de análise, mas deve se tornar realidade em breve.

Vários vereadores parabenizaram Lúcia pelo trabalho que desenvolveu na Fesb desde dezembro de 2009 e desejaram sucesso a seu sucessor, como José Gabriel Cintra Gonçalves, Rita Valle, Gislene Cristiane Bueno e Juzemildo Albino da Silva.

Gabriel disse que acompanhou o transtorno pelo qual a instituição passou e que fica feliz por sua recuperação.

Rita demonstrou contentamento pelo anúncio de abertura do curso de Serviço Social.

Gislene citou o programa NutriFesb e Lúcia disse que ele está em pleno funcionamento, atendendo a comunidade que deseja avaliação e acompanhamento nutricional.

Juzemildo, que foi aluno de Lúcia, afirmou que da mesma maneira austera e firme que ela era na sala de aula, conduziu a Fesb e era de alguém assim que a fundação precisava naquele momento. O vereador agradeceu a participante.

Paulo Mário Arruda de Vasconcellos, que inscreveu a professora, enfatizou que o trabalho dos presidentes da Fesb é voluntário e afirmou que se agora ela encerrou suas atividades na instituição, fez isso com chave de ouro. Ele ainda desejou sucesso ao novo presidente.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image