Hoje é uma data muito especial para a cidade de Bragança Paulista, que completa 250 anos de fundação. Um aniversário marcante que deve servir para que todos nós, bragantinos, de nascimento ou de coração, reflitamos sobre as qualidades da nossa querida Bragança.
Para comemorar a data, o Jornal Em Dia entrevistou o piloto de motocross Jorge Negretti. Com uma carreira vitoriosa de 30 anos, ele é um bragantino que divulga positivamente o nome do município aonde vai, dando orgulho a todos.
Também com o objetivo de celebrar os 250 anos de Bragança Paulista, chamada de Cidade Poesia, não poderíamos deixar de lembrar a nossos leitores o porquê desse termo. Estamos publicando algumas poesias de escritores da Ases (Associação dos Escritores de Bragança Paulista) e trovas de escritores da UBT (União Brasileira de Trovadores), da seção de Bragança Paulista. Todas sobre a cidade, para que os leitores se deliciem com os textos, que falam um pouco sobre o município, mas com um viés poético.
Bragança tem muito a se orgulhar. Por estar localizada próximo à capital paulista e muito perto da divisa com Minas Gerais, sempre foi considerada sede de região, apesar de ter perdido, ao longo dos últimos anos, representatividade política para instalar no município equipamentos como o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), que foi para Atibaia.
Mas ainda é aqui que temos unidades de Ensino Superior, como o Instituto Federal (IF-SP) e a Fatec (Faculdade de Tecnologia), a Fesb (Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista) e a USF (Universidade São Francisco), que atraem, todos os anos, estudantes de outros municípios e proporcionam aos nossos o que muitos jovens brasileiros não têm, a oportunidade de cursar o Ensino Superior na própria cidade.
É aqui que, a partir do ano que vem, se instalará o Poupatempo, que atenderá diversos municípios da região, assim como ocorre com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), cuja sede da regional é em Bragança.
E se na indústria as coisas não vão tão bem como em outros municípios, é preciso pensar que há outros em situação pior, fechando empresas ou demitindo grande quantidade de funcionários, o que, em Bragança, não se tem notícia recentemente. E há esperança de que os ventos soprem mais favoravelmente para esse setor com a recente aprovação do Plano de Industrialização.
Analisando dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), também é possível notar que o emprego formal não está no vermelho. Foram admitidas 16.799 pessoas e demitidas 15.882, entre janeiro e novembro deste ano, um saldo positivo de 917 contratações formais.
É claro que há necessidade de melhorias, é preciso lutar por elas, por mais benefícios, pois não se pode parar no tempo. Mas também é preciso reconhecer que Bragança Paulista não é um município qualquer, os talentos, os atrativos dessa terra são muitos, só precisam ser devidamente valorizados por seu próprio povo.
Desejamos que este domingo de aniversário seja de muita festa e comemoração a todos os bragantinos, que eles se sintam acolhidos pela cidade, mas também responsáveis por tudo o que ela representa, afinal, se não somos nós que decidimos o que compete às autoridades, somos nós que as elegemos.
Feliz Aniversário, Bragança Paulista! E que os próximos 250 anos sejam de prosperidade e sucesso para seu povo!
0 Comentários