Enxurrada imobiliária

Andando por nossa cidade ficamos pasmos ao ver a quantidade de casas e apartamentos com diversas placas de vende-se e aluga-se. Por curiosidade, decidi analisar o motivo dessa “enxurrada imobiliária”.

Possuir um imóvel era a prioridade na vida das famílias cerca de 50 anos atrás. E, assim como hoje, não era fácil. Mas se a pessoa trabalhasse com afinco e dedicação ela conseguia. Hoje por que tantas pessoas estão cativas ao aluguel? E por que há tantos imóveis fechados em nossa cidade? Perguntas intrigantes!

Atualmente passar pelos subúrbios residenciais de Bragança incomoda, são mais placas de imobiliárias do que cães nas ruas. Em média, uma casa em nossa cidade custa R$ 180 mil, com condições de financiamento impossíveis para a maioria das pessoas e altas taxas de juros.

Nunca esteve tão difícil e caro ter um imóvel. E é complicado usar a expressão “um imóvel” porque o que vemos não são lotes com uma casa e sim três casas num lote. Os bizarros sobrados feitos pelas construtoras mais parecem casas de bonecas do que de família. Há casas que mal cabem um guarda-roupas na largura total. Como chegamos a esse ponto?

A supervalorização é a causa deste problema. Recentemente vi o preço de uma casa em uma periferia e o valor era estonteante: R$ 520 mil à vista. Isso responde por que tantos bragantinos estão presos ao aluguel.

Enquanto nossos concidadãos não caírem em si e perceberem que nunca um imóvel em nossa cidade valerá tanto, veremos cada vez mais placas, e uma futura crise imobiliária caminhará a passos largos para a “alegria” dos corretores e proprietários gananciosos. O mero amante da prata não se fartará de prata, disse o homem mais rico que já viveu, o rei Salomão. Que esse provérbio sirva de filosofia para os burgueses que aqui vivem em imprudente economia.

 

Renan Williams Moore Brito é Bacharel em Ciências Contábeis com especialização em Gestão de Custos pela PUC-RS. (renanwmoore@outlook.com)

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image