Videoinstalação com filmes produzidos durante Vivências de Cocriação Audiovisual na Escola fica no Mercado Municipal até dia 15 de dezembro
Nesta terça-feira, 25, às 19h30, o Cine Diálogo exibe, no Mini-Mis Casinha do Lago, o filme Ensaio sobre a Cegueira, do diretor brasileiro Fernando Meirelles, baseado no romance do escritor português José Saramago.
O filme conta a história de uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira branca que atinge a população. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em quarentena e os serviços do estado começam a falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é atingida pela doença.
O foco do filme, no entanto, não é desvendar a causa da doença ou sua cura, mas mostrar o desmoronar completo da sociedade que perde tudo aquilo que considera civilizado. Ao mesmo tempo em que se vê o colapso da civilização, um grupo de internos tenta reencontrar a humanidade perdida.
O convidado para o bate-papo pós-sessão é Thiago Cervan, que desenvolve trabalhos com arte em diversos contextos. É poeta, videomaker, artista visual, além de agitador cultural. É autor dos livros de poesia Sumo Bagaço e Dentro da Betoneira.
VIDEOINSTALAÇÃO NO MERCADO MUNICIPAL
Desde o dia 15 de novembro, o Projeto Imagens Vivas mantém uma videoinstalação, parte de uma pesquisa – ação em audiovisual, no Mercado Municipal. O objetivo é convidar os visitantes a experimentar a cidade a partir de diferentes paisagens poéticas, visuais e sonoras.
Sob a orientação do Coletivo Garapa e Diego Lajst e Juliana Nadin, do Galeria Experiência, jovens estudantes do Ensino Médio de escolas da rede pública de Bragança Paulista produziram quatro filmes em curta-metragem em processo de trabalho criativo e colaborativo.
Dentre os múltiplos temas e linguagens discutidos durante as Vivências de Cocriação Audiovisual na Escola, os estudantes elegeram a questão da água como principal proposição poética para a construção de novas narrativas sobre a cidade.
Os filmes podem ser assistidos no Mercado Municipal Waldemar de Toledo Funk até o dia 15 de dezembro.
O projeto Imagens Vivas é patrocinado pela TE Connectivity, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e é gerido pela Com Tato Agência Sociocriativa em parceria com o Edith Cultura e com a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Educação.
Para saber mais sobre o projeto, acesse: https://www.facebook.com/ConexoesBragantinas.
0 Comentários