Enfermeiros contratados por associações de bairros são os primeiros a serem demitidos

Nessa sexta-feira, 14, terminou o aviso prévio de enfermeiros da rede municipal que estavam contratados por meio de associações de bairros. Esses profissionais foram os primeiros a serem demitidos em consequência da implantação da gestão compartilhada que o município se dispôs a realizar com a OS (Organização Social) ABBC (Associação Brasileira de Beneficência Comunitária).

Desde quando foi anunciado pela Administração Fernão Dias/Huguette que o município passaria a trabalhar com uma OS, em outubro do ano passado, foi informado que um dos objetivos era resolver o impasse das associações de bairros. De acordo com as informações divulgadas, o Ministério Público do Trabalho vem cobrando que os municípios deixem de contratar os profissionais da Saúde por meio dessas associações.

“É uma situação bastante complicada. Inclusive, a Promotoria do Ministério Público do Trabalho está com uma ação contra o município exatamente por causa dessa terceirização. Isso não está sendo aceito mais”, declarou a secretária municipal de Saúde, Estela Gianesella, na época.

Também foi informado na ocasião que os profissionais até então contratados pelas associações de bairro seriam demitidos, o que teve início com a demissão dos enfermeiros.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, os enfermeiros contratados por associações de bairro foram os primeiros a serem demitidos e, na próxima segunda-feira, 17, os novos profissionais, contratados pela OS ABBC, começam a atuar no município.

A demissão está sendo feita por categorias. Assim, a próxima que passará pelo processo será a dos dentistas e da área administrativa.

A assessoria explicou, ainda, que a contratação dos enfermeiros foi realizada em caráter emergencial para as unidades do Programa Saúde da Família (PSF). Dos 16 profissionais contratados pela associação de bairro, três ainda permanecem na rede por estarem cumprindo aviso prévio, estarem de férias ou licença médica e maternidade. Cinco desses profissionais foram contratados sem vínculos anteriores, ou seja, não atuavam na rede municipal.

Em breve, um novo processo seletivo será aberto e os profissionais que não foram admitidos nesse primeiro processo da ABBC poderão participar.

“Apesar de os profissionais serem contratados pelas associações de bairro, a Administração Municipal é que está realizando o pagamento de direitos trabalhistas. Esses valores estão sendo pagos à vista”, informou a nota da assessoria de imprensa.

QUALIFICAÇÃO DOS NOVOS PROFISSIONAIS

Na última quarta-feira, 12, o prefeito Fernão Dias da Silva Leme participou do encontro promovido para qualificação dos novos enfermeiros contratados pela Organização de Saúde ABBC. Durante três dias, os enfermeiros, que serão responsáveis pelas unidades da Atenção Básica, foram preparados para assumir seus cargos.

Em seu discurso, o prefeito afirmou que os enfermeiros são a linha de frente da Saúde no município e, por conta disso, devem cuidar bem do cidadão, demonstrando o respeito da atual Administração com os usuários. Reforçou ainda que esta gestão será um divisor de águas, principalmente, na área da Saúde.

Os enfermeiros que participaram do treinamento foram escolhidos por meio de entrevistas e processos seletivos.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image