Nessa quinta-feira, 28, e sexta-feira, 29, funcionários das empresas Embralixo e Nossa Senhora de Fátima fizeram greve diante da informação de que receberiam o 13º salário de forma parcelada. Por causa disso, a população ficou sem o serviço de coleta de lixo e de transporte público, o que levou a Prefeitura a notificar as empresas.
O problema começou a ser percebido na quinta-feira, quando sacos de lixo ficaram amontoados nas ruas, especialmente nas centrais, porque a coleta não passou. Mas, na sexta-feira, pela manhã, além dos funcionários da Embralixo, os motoristas da Nossa Senhora de Fátima também paralisaram suas atividades em protesto à decisão da empresa de parcelar o pagamento do benefício em quatro vezes.
E aí, logo a população sentiu o prejuízo, já que muitos ficaram sem condução para se locomover até o trabalho.
De acordo com representante das empresas, a situação foi normalizada ainda na sexta-feira, com o anúncio de que o 13º salário seria pago em duas parcelas, assim como determina a lei.
Mesmo assim, a Prefeitura tomou a decisão de notificar a Embralixo e a Nossa Senhora de Fátima.
O secretário municipal de Trânsito e Segurança, Arnaldo de Carvalho Pinto, informou ao Jornal Em Dia que o serviço de transporte público ficou comprometido das 5h às 8h22 do dia 29. A notificação tem o intuito de saber da Nossa Senhora de Fátima, oficialmente, os motivos que desencadearam a suspensão do serviço, para, então, analisar se cabe algum tipo de punição à empresa.
O secretário municipal de Serviços, Moufid Bachir Doher, também confirmou, via assessoria de imprensa, que notificará a Embralixo para também poder tomar providências quanto à paralisação do serviço de coleta de lixo.
As empresas em questão pertencem ao mesmo grupo e atuam no município há décadas. No caso da Nossa Senhora de Fátima, um aumento na tarifa é pleiteado desde 2012, já que o último se deu em julho de 2011. E agora, isso deve novamente voltar à pauta de discussões. Em meados deste ano, a empresa reivindicava que a tarifa, que hoje é de R$ 2,80, fosse para R$ 3,40.
0 Comentários