Emoção marca cerimônia de inauguração do Espaço de Educação Professora Valéria de Lima Gonçalves

Na manhã de sexta-feira, 11, a Administração Fernão Dias/Huguette inaugurou o Espaço de Educação Professora Valéria de Lima Gonçalves, a primeira escola que oferece atividades em tempo integral na rede municipal de ensino e onde está sendo implantado o piloto do Projeto Transformando Vidas.

A cerimônia foi marcada por emoção do princípio ao fim, pois a homenageada foi educadora da rede municipal por muitos anos e faleceu recentemente, no dia 18 de março de 2015. Autoridades, familiares, amigos, e até quem não conheceu Valéria em vida, não contiveram as lágrimas ao ouvirem um pouco sobre sua história e presenciarem as homenagens feitas.

A Orquestra de Violeiros do Jaguari entoou o Hino Nacional e, após a leitura do histórico da homenageada, apresentou as canções Romaria e Tocando em Frente, tornando o momento ainda mais especial.

Em seguida, iniciaram-se os discursos.

O vereador Antônio Bugalu foi breve, apenas enalteceu a importância da inauguração de uma escola modelo, como a que estava sendo inaugurada, e agradeceu o prefeito Fernão Dias da Silva Leme.

Noy Camilo, vereador e líder do prefeito na Câmara, estava visivelmente emocionado. Ele contou que Valéria dedicou grande parte de sua vida à rede municipal de ensino e apontou que ela era uma pessoa prestativa, educada, serena e que acreditava que o ser humano sempre pode melhorar. Noy também contou que anos atrás ele participou de reuniões com o prefeito e a vice-prefeita Huguette Theodoro da Silva e que nesses encontros debatia-se a possibilidade de implantar uma escola em tempo integral na cidade. “Nunca poderia imaginar que estaríamos inaugurando esta escola com o nome da Valéria. Saudades eternas, minha amiga”, concluiu o vereador.

Momento de grande comoção foi quando uma das irmãs de Valéria, Valquíria de Lima Centofanti, discursou em nome dos familiares. Ela descreveu a homenageada como paciente, tolerante e brincalhona. “Ela brincava inclusive com a possibilidade de um dia se tornar nome de escola”, contou.

No trabalho, Valquíria afirmou que Valéria era uma profissional impecável, pois amava o que fazia. A cada vez que voltava para as salas de aula depois de seu tratamento, Valéria estava revigorada, conforme o depoimento da irmã.

Na família, ela nunca media esforços para ver a felicidade de seus filhos. “Uma mulher cheia do espírito santo de Deus, ela nunca desistiu de sua fé, era uma amiga e parceira para todos os momentos. Se estivesse aqui hoje, ela diria ‘Nossa, lindinhas, vocês capricharam. Está tudo lindo de bonito’”, declarou Valquíria.

A irmã da homenageada ainda ressaltou que ter o nome de Valéria relacionado ao Projeto Transformando Vidas não é mero acaso, pois a professora realmente se envolveu com a Educação e procurou meios para melhorar a qualidade de ensino. Valquíria considerou que onde a irmã estiver, estará contente, pois verá que os sonhos continuam sendo realizados. Em nome da família, ela agradeceu as autoridades pela homenagem e se colocou à disposição para contribuir com o projeto.

A vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Huguette Theodoro da Silva, discursou em seguida. Ela também estava emocionalmente abalada. “Hoje estamos realizando um sonho, um sonho que sonhamos juntos, Fernão”, disse.

O nome do projeto, Transformando Vidas, foi escolhido porque este é o objetivo central da proposta, de acordo com Huguette, acrescentando que a intenção é criar esperanças e horizontes vastos na vida das crianças participantes.

A secretária de Educação destacou que o projeto foi construído a muitas mãos, destacando que ninguém faz nada sozinho. Huguette também enfatizou que o espaço não tem nada novo, foi totalmente transformado para abrigar o projeto. Isso porque o Espaço de Educação foi instalado no prédio da Escola Municipal Professor Paulo Sérgio Fernandes de Oliveira, na Rua Dr. Valentim do Amaral, 115, na Vila Motta. E essa unidade passou para o prédio do antigo Sesi 364, que fica praticamente na mesma rua, um pouco mais acima.

Sobre a escolha do nome de Valéria para a homenagem, Huguette disse que ela venceu tudo o que as pessoas achavam impossível, se demonstrou uma mulher verdadeiramente guerreira.

Ao final, Huguette lembrou que em 11 de setembro de 2001, seres humanos cruéis destruíram as Torres Gêmeas do complexo empresarial do World Trade Center, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. “Porém, neste 11 de setembro, nossa proposta é construir esse projeto, porque sabemos que depende de nós”, finalizou a vice-prefeita e secretária de Educação.

Então, foi a vez do prefeito Fernão Dias discursar. Ele foi breve, também demonstrou estar emocionado, e disse que estava entregando um compromisso de governo e concretizando a realização de um sonho. Dirigindo-se a mãe de Valéria, Clotilde Jacomelli de Lima, que não escondeu suas lágrimas durante toda a solenidade, Fernão pediu que ela seja forte para que possa ver a felicidade dos netos e demais familiares.

O prefeito reforçou que sua Administração é marcada pelas questões sociais e que mais uma vez estava entregando uma obra pública de qualidade.

Fernão Dias, então, sinalizou que iria pedir silêncio às crianças presentes. Mas, em vez disso, pediu-lhes que fizessem barulho, afirmando que era isso que Valéria iria gostar de ouvir.

Em seguida, foram entregues flores a algumas pessoas presentes, como a mãe da homenageada e, após, foi descerrado o painel que indica o nome do Projeto Transformando Vidas e traz a foto de Valéria de Lima Gonçalves. O momento foi preenchido por palmas e lágrimas, ao som de mais canções entoadas pela Orquestra de Violeiros Jaguari.

O PROJETO

O Projeto Transformando Vidas vem sendo desenvolvido com crianças da EM Professor Paulo Sérgio Fernandes de Oliveira. Nessa sexta-feira, 11, 206 matrículas haviam sido registradas para o período integral.

De acordo com a secretária Huguette, as crianças atendidas no projeto terão, no contraturno escolar, atividades das mais diversas, como dança, capoeira, música, arte, experiência e sala de leitura com contação de histórias.

Quem estuda no período da manhã frequenta o Espaço de Educação à tarde, das 13h às 16h. Quem estuda à tarde, pode fazer as atividades complementares das 9h às 12h. Das 12h às 13h, é oferecido almoço a todos os alunos.

Por enquanto, a iniciativa é voltada apenas a alunos da unidade Paulo Sérgio Fernandes de Oliveira, mas a intenção da Administração é expandir o projeto para outras regiões.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image