A Defesa Civil de Bragança Paulista interditou, nos últimos dias, cinco imóveis que pegaram fogo e, por isso, tiveram sua estrutura comprometida, oferecendo risco aos moradores.
Conforme explicou a Defesa Civil, as ocorrências foram registradas em menos de 15 dias e poderiam ter sido evitadas com algumas medidas simples que podem auxiliar na prevenção deste tipo de situação.
A primeira medida é a realização periódica de revisão de toda parte elétrica da casa. Também é necessário ter um disjuntor, que desligue automaticamente a transmissão de energia da casa, a fim de evitar curtos circuitos e sobrecargas elétricas.
Vale lembrar que o cuidado com velas acesas deve ser redobrado, principalmente para não entrarem em contato com superfícies inflamáveis. Quando houver a necessidade de se ausentar do imóvel por vários dias, o morador deve desligar a chave geral.
O fogão não deve ser manuseado por crianças, que também devem evitar o contato com produtos inflamáveis. Além disso, deve-se evitar fumar dentro da residência e não sobrecarregar as instalações elétricas, pois caso os fios esquentem, isto pode ocasionar um incêndio. Botijões de gás devem estar guardados em locais ventilados e protegidos contra chuva, sol e outras fontes de calor.
0 Comentários