Na noite da última quarta-feira, 11, aconteceu a cerimônia do Prêmio Paralímpicos 2013, realizada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Na ocasião, o cidadão bragantino Daniel Dias foi escolhido por voto popular o melhor atleta paraolímpico masculino do ano no Brasil, desbancando os multicampeões do atletismo Alan Fonteles e Odair dos Santos.
Daniel também faturou, pela terceira vez consecutiva, o prêmio de o melhor da natação.
Dono de seis ouros em Montreal, o nadador de 25 anos, que nasceu com má formação congênita dos membros superiores e perna direita, não escondeu a emoção pela conquista do prêmio.
“Estou muito feliz e só tenho a agradecer a Deus e a todos que me acompanharam em 2013. Foi um ano muito especial, pois também ganhei o Prêmio Laureus. Espero que o próximo ano também seja maravilhoso”, emocionou-se Daniel Dias, que já faturou o troféu Laureus, considerado o “Oscar do Esporte”, em duas ocasiões: em 2009, por sua participação em Pequim 2008, e na edição deste ano, em fevereiro, por sua campanha em Londres 2012.
No final de novembro, o nadador ainda concorreu a melhor atleta masculino paraolímpico do mundo, no Paralympic Sports Award e que foi vencido pelo britânico David Weir, do atletismo.
Daniel Dias é considerado o maior atleta paraolímpico da história do Brasil, com 15 medalhas em Paraolimpíadas - 10 ouros, quatro pratas e um bronze. Em Londres, Daniel acrescentou seis ouros para a coleção e superou Clodoaldo e a corredora Ádria Santos, ambos com 13 pódios.
O prêmio na categoria feminina ficou com a também nadadora Susana Schnarndorf, que sofre um tipo raro de Mal de Parkinson.
0 Comentários