Esta coluna se destina a apresentar onde o Edith Cultura está atuando, pois acreditamos que a representatividade desse coletivo só será eficiente com a participação do público, de colaboradores, seguidores e amigos. Portanto, a partir de agora, todas as resoluções tomadas nos conselhos e comissões do qual o Edith Cultura faz parte serão divulgadas em nosso blog: http://www.espacoedithcultura.blogspot.com.br/, e também em nosso facebook: https://www.facebook.com/edith.cultura. Dessa forma, abrimos um espaço de debate com os interessados e só assim poderemos, de fato, representar um coletivo de pessoas interessadas nos mesmos assuntos do Edith Cultura.
O Espaço Edith Cultura é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo incentivar e promover a produção cultural em Bragança Paulista e região. É uma associação que tem como preocupação o desenvolvimento da economia criativa, o direito à liberdade de expressão, acesso e sobreposição de conhecimentos, desenvolvimento humano, tecnológico e de políticas culturais, preservação patrimonial material e imaterial, processos de aprendizagem, sustentabilidade, inovação, inclusão social e digital e gestão colaborativa.
Uma das estratégias que utilizamos para alcançarmos nossos objetivos é fazer parte das comissões e conselhos que discutem cultura em Bragança Paulista. Atualmente, o Edith Cultura tem representantes nas seguintes cadeiras:
Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (CMIC)
Trabalha na elaboração do edital municipal de incentivo à cultura, analisa e avalia projetos e discute o mecanismo de mecenato no município. Em 2013, a Secretaria Municipal de Cultura não lançou nenhum edital e a CMIC não foi convocada em nenhum momento. Iniciamos 2014 com a posse da nova comissão que compõe a CMIC e com reuniões agendadas. O objetivo é lançar ao menos um edital ao longo desse ano.
Comissão do Meio Ambiente (OAB)
Essa comissão é encabeçada pela OAB de Bragança e presidida por Gabriela Montagnana. Sua principal função é analisar as alterações no ambiente segundo o ordenamento jurídico e fomentar a participação popular no processo de construção e preservação do meio ambiente para as presentes e futuras gerações. O principal assunto do momento é discutir o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, com ênfase na criação de ciclovias.
Conselho Municipal da Cidade (Concidade)
É um conselho deliberativo que discute assuntos de alta relevância para o município como, por exemplo, reformas no Plano Diretor, integração das políticas fundiárias e de habitação, saneamento ambiental e de trânsito, transporte e mobilidade urbana. Foi instituído pelo Plano Diretor de 2007, com a finalidade de estudar e propor diretrizes para a implantação e formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, bem como acompanhar a sua execução. Reúne representantes do poder público e da sociedade civil.
O Espaço Edith Cultura está pleiteando uma cadeira no Conselho e aguarda a nomeação dos membros para o próximo biênio.
Conselho de Políticas Culturais (novo Conselho Municipal de Cultura)
Está se formando um novo conselho para elaborar o plano municipal de cultura de Bragança, que irá definir o desenvolvimento da pasta nos próximos 10 anos. As cidades brasileiras que pretendem se enquadrar no Sistema Nacional de Cultura deverão criar um Conselho Municipal e formatar esse plano. É um sistema que ainda está em fase de implantação pelo governo federal e começou a ser discutido por aqui em agosto de 2013, com uma Conferência Municipal de Cultura realizada no NAPA.
Na ocasião, foram eleitos dois delegados de cultura, que nos representaram na Conferência Estadual e um deles foi eleito para representar o estado na Conferência Nacional, o Ivan Montanari. Estamos trabalhando para conseguirmos uma representação.
0 Comentários