Comitiva de vereadores vistoria UPA após denúncia de “maquiagem”

Vereador Paulo Mário denunciou que itens novos haviam sido colocados na unidade para a vistoria do Ministério da Saúde. Porém, após o procedimento, os itens haviam sido levados embora

 

Na noite de terça-feira, 16, uma comitiva de vereadores e membros da imprensa visitaram a UPA (Unidade de Pronto-atendimento) Dr. Valdir Camargo, localizada na Vila Davi. O motivo da vistoria relâmpago foi o de apurar uma denúncia de “maquiagem” que teria sido feita no local.

No dia 12, última sexta-feira, representantes do Ministério da Saúde estiveram em Bragança Paulista, vistoriando a UPA, que ainda não havia sido regulamentada e, por isso, ainda não estava recebendo recursos do governo federal. Conforme divulgado na edição de domingo do Jornal Em Dia, a visita foi positiva e os representantes do ministério aprovaram a unidade.

No fim da sessão ordinária de terça-feira, 16, porém, o vereador Paulo Mário Arruda de Vasconcellos subiu à Tribuna para se manifestar e, na ocasião, fez uma denúncia. De acordo com ele, que disse ter recebido informações de quem testemunhou o ocorrido, itens como camas e equipamentos novos chegaram à UPA antes da vistoria do Ministério da Saúde, mas, após, foram retirados novamente. “Maquiaram a UPA para ela ser aprovada. Até quando vamos ficar assistindo isso sem fazer nada?”, indagou o vereador.

Paulo responsabilizou a ABBC (Associação Brasileira de Beneficência Comunitária) pelo fato e sugeriu que todos fossem, logo após o término da sessão, até a UPA a fim de verificar a suposta irregularidade.

Nesse instante, foi possível notar a movimentação de assessores ligados à Prefeitura com celulares em punho para possivelmente avisar do que estava por vir.

Com a concordância da maioria dos vereadores, cerca de meia hora depois do término da sessão, a comitiva chegou à UPA e foi recebida pela diretora Josiane Camargo.

Josiane mostrou as dependências da unidade aos vereadores e afirmou que a denúncia não procedia. Mesmo assim, o vereador Paulo fotografou a placa que traz o número do patrimônio de vários móveis, como cadeiras, mesas, armários, prateleiras e macas.

Durante a vistoria, foi possível ver que algumas camas hospitalares estavam enferrujadas. Josiane disse que eram essas camas que estavam na UPA no dia da visita do Ministério da Saúde. A diretora da unidade contou que antes da vistoria do ministério, informou a uma fiscal do órgão de que ainda não havia recebido as camas novas e que a visita poderia ser adiada. Apesar disso, a fiscal teria perguntado a quantidade de leitos que havia e como eles eram superiores ao número mínimo estabelecido em portaria do ministério, a fiscal disse que não teria problema.

A diretora da UPA informou que as novas camas e berços já estão comprados e têm previsão de chegar no próximo dia 19, sexta-feira.

Josiane mostrou que em várias salas há equipamentos novos, recém-instalados, e também há alguns que estão acomodados em uma sala, pois, segundo ela, não há lugar para colocá-los.

Depois de se darem por satisfeitos, os vereadores deixaram o local. Na saída, o vereador Paulo Mário disse que vai analisar as fotos dos itens da UPA e acionar o Ministério da Saúde na intenção de comparar o que foi encontrado no dia da vistoria do órgão e o que estava na unidade na noite de terça-feira, 16. “Estou no meu papel de fiscalizar e disso não abro mão”, comentou o vereador.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image