Coluna Dinheiro Histórico: Ser Pai e Mãe, um investimento!

Queridos companheiros leitores, regressando! Hoje quero analisar um status que é demasiadamente importante na vida do ser humano, o de ser pai! Comumente, vemos casais felizes por saber que terão um bebê, e isso é dignificante, porque preza a ordem expressa pela Providência Divina em Gênesis: “Sede fecundos tornai-vos muitos, e enchei a terra...” Desde que essas palavras foram ditas, muitas, e muitas pessoas tiveram filhos, mas muitas se esquecem do papel e o objetivo de serem pais. Os filhos são uma dádiva de Deus aos homens. O pai tem que ser o modelo do filho, isto é, o exemplo.

Relacionando tudo isso dito acima, adentremos a área financeira. O pai, em especial, tem de trazer o sustento para o lar, tem de pensar que, a partir deste momento, ele é responsável por uma nova vida, e qualquer problema que o bebê tenha é sua responsabilidade. O que julga isso é a sua própria consciência e, em âmbito judicial, o estado. A mãe, por sua vez, tem o papel de priorizar o ensino e a educação, mas isso cabe igualmente ao pai, não apenas a ela.

O custo estimado de se criar um filho nascido em 2008 até os 18 anos, numa família de classe média nos Estados Unidos, é de US$ 291.570, de acordo com a Awake! Magazine.

Seria viável pensar, estamos prontos para ter um bebê? Se você, mulher, trabalha em uma empresa durante muitas horas no dia e tem preocupações maiores, deveria raciocinar: vou conhecer meu filho enquanto é pequeno, seu desenvolvimento e seu aprendizado, ou irei deixar toda essa magia da vida a cargo de minha empregada ou babá?

Bem, cabe a cada um descobrir, ter filhos é algo que deve ser analisado de maneira cabal, existem tempo e recursos financeiros para tal? Ou é apenas uma vontade momentânea?

Lembre-se, um bebê tem o triplo de gastos de um adulto. Por exemplo: saúde. Você irá permitir que seu filho fique a mercê da saúde pública? Pense nas diversas vezes que ele apresentará dores de ouvido, garganta... Consultas no pediatra... Vacinas e medicamentos...

Bem, também se atente que serão vários anos de escola, desde a infância até talvez o superior, dentro deste âmbito, ressalte material escolar, transporte, alimentação e segurança.

Em média, uma criança usa mais roupas que um adulto durante sua vida. Roupas infantis são de alto custo, e uma peça que você compra hoje, dentro de no máximo seis meses não servirá mais, então, se for o caso, ao invés de preferir brinquedos de presente a seu filho, prefira roupas.

Acredito que por hora eu já deva ter desanimado muitas pessoas, porém é a realidade, de uma maneira exposta na visão financeira. Mas quero ressaltar um ponto que irá animá-los novamente. Ter um filho é algo mágico, você terá um companheiro para todas as horas, é como um processo de imortalidade de seu patronímico familiar. Um filho é um ser que você criou juntamente com o Criador do Universo, é um presente.

Os filhos são uma recompensa e, quando você planeja essa dádiva, será bem-sucedido. Não pense que os bebês precisam apenas do seu dinheiro, eles precisam de carinho, atenção e tempo. Certo especialista de Newcastle, Austrália, afirmou: “Ao ler, os pais interagem com os filhos, abraçando-os calorosamente e rindo com eles. Nenhum e-mail consegue produzir os benefícios de se sentar com o filho e ler uma história para ele”. Comentário muito apropriado para nossos dias, onde a TV, o computador e o tablet são, na maioria das vezes, infelizmente, os reais pais de muitas crianças.

 

Bacharel: Renan Williams Moore Brito

Lato Sensu em Perícia Previdenciária

renanwmoore@hotmail.com

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image