Todas as pessoas pensam em casar-se um dia, e a maioria procura prolongar esse dia dando aquela famosa “enrolada” no parceiro. Mas se você não tem condições para se casar hoje, por que assumiu um compromisso com alguém?
Desde os primórdios do mundo, um homem e uma mulher têm intenções de viver em união, e isso é uma dádiva que o Criador do Universo nos deixou. Sim, o casamento foi criado por Deus.
Para que um casamento seja duradouro é necessário amor. Todavia,você não pode viver simplesmente de amor. Quando casado, você tem que ter uma casa para viver, prover diariamente o alimento, regularmente comprar roupas e acessórios, gastar com saúde, comunicação, locomoção, manutenção, impostos e muitos outros gastos. Ah, mas já tenho esses gastos hoje? Ok, prepare para ter esses e mais alguns em dobro!
Quando um homem é solteiro, seu maior bem material é o seu carro. Quando ele pensa em casar-se, precisa ter como maior bem a sua casa. Eu falarei hoje do item casa, porque ela é o essencial para viver.
Vai viver pagando aluguel? Morar na casa dos pais? Ou terá sua independência, sua própria casa?
Um aluguel hoje é, em média, R$ 600,00 para uma casa simples de quatro cômodos. Seria vantajoso alugar tal residência? Ou é melhor financiar uma? Se existe um financiamento que eu aprovo é esse! O que quero dizer é que o casamento é um acordo, não é um compromisso que pode ser desmarcado. Acordos têm que ter base, solidez, um alicerce. E o alicerce financeiro do casamento é a casa, ela é o abrigo, a âncora.
A coisa mais desagradável que vejo acontecer hoje são os tais “chás” de cozinha, bebê, noivado, entre outros, onde os convidados recebem um convite com o presente que os “personagens centrais” querem receber. Não faça como a maioria faz, haja de modo sincero, pense antes de fazer.
Hoje não se vive casado com uma renda inferior a R$ 1.500,00; abaixo de tal é sobrevivência. Não tire seu futuro cônjuge da casa dos pais para passar necessidade junto a você.
Por favor, não interprete mal este artigo. Não se sinta ofendido com os argumentos apresentados. Não se culpe pelos seus erros, aprenda com eles e siga em frente.
Se você já é casado e ainda paga aluguel, procure meios de financiar sua casa, existem muitos programas governamentais que apoiam a casa própria. Planeje e replaneje seu casamento, não case-se com dúvidas, não case simplesmente por casar!
Renan Williams Moore Brito
Bacharel em Ciências Contábeis
0 Comentários