Neste mês de outubro, o fanzine/blog Canibal Vegetariano completa cinco anos. Meia década de muita história para contar e relatos de muitos lances legais ocorridos no cenário brasileiro da música independente. Nesse tempo que o blog está na rede mundial de computadores, várias bandas foram entrevistadas, muitos discos e shows resenhados.
Antes de ser um blog, o fanzine era impresso em formato tabloide, com oito páginas, sendo metade delas coloridas. A ideia de criar o blog partiu do meu camarada Vinícius França, colaborador do zine. Segundo ele, o blog seria interessante para divulgar entrevistas na íntegra, algo impossível de se fazer em uma zine e também divulgar outras formas de arte, além da música.
No início de outubro de 2008, chegava às lojas de discos, bares e outros estabelecimentos comerciais a primeira edição do Canibal, que trazia como destaque uma entrevista com um dos grandes nomes do rock brasileiro, Kid Vinil. Com tiragem de dois mil exemplares, além de ser divulgado em quase todos os estados brasileiros, o zine chegou à América do Norte, Argentina, Itália e Japão, entre outros países.
Logo após o lançamento do zine, um dos fãs do tabloide, Fabinho Oliveira, o Boss, teve uma ideia incrível: transformar o jornal em programa semanal de rádio, transmitido pela web. Vinícius e eu topamos na hora, criamos o nome, A Hora do Canibal, e todas as vinhetas entre outras ideias que perduram até o momento.
Dois meses depois do primeiro zine e um após nossa estreia na rádio, em dezembro, a segunda edição do zine foi lançada, com destaque para as entrevistas com a banda bragantina Leptospirose e também os suíços da Zorg. Era nossa primeira entrevista internacional.
Depois desse lançamento, o Brasil entrou em crise e os anunciantes recuaram. Nós não conseguimos circular mais o impresso e passamos a nos dedicar apenas ao programa e ao blog. Em 2010, após muita conversa, o zine teve mais duas edições impressas, com todas as páginas em preto e branco, e foi distribuído novamente em vários países da América do Sul, Norte, Europa, Ásia e Oceania.
Paralelamente ao blog e ao zine, o programa A Hora do Canibal seguia seu curso pela web, mesmo com algumas alterações de casa. O esquema de divulgar bandas independentes foi um grande canal e chegamos até uma Fm, em São Bernardo do Campo, região do ABCD, na Grande São Paulo. Com várias mudanças de rádio, o programa seguia com o compromisso de divulgar novas bandas, brasileiras e de outros países, mescladas com outras consagradas na história do rock’n’roll.
Em 2010, o zine recebeu grande impulso após divulgar uma entrevista com a banda carioca Os Estudantes. Esse papo informal que rolou após algumas trocas de e-mails rendeu tradução para o inglês e foi matéria de capa da “bíblia” do rock underground dos Estados Unidos, a Maximum Rock’n’Roll.
Essa conquista impulsionou ainda mais o acesso de pessoas ao redor do mundo ao blog e, consequentemente, a ouvirem o programa. Quem ganhou com isso foram as bandas, que enviam material e tiram dinheiro do bolso para poder gravar e fazer a “correria” de shows.
Em alguns momentos, o blog deixou de divulgar apenas bandas independentes e passou a entrevistar escritores e outros profissionais ligados à cultura pop. Livros foram resenhados, clipes postados, entre outras ideias “loucas”. Tudo isso só foi possível ocorrer devido às pessoas que, como você, leem essa coluna e se interessam em saber o que está rolando.
Nessa meia década de trabalho, bandas de vários países passaram pelo blog, assim como no programa. Bandas novas que prometem ser a nova sensação, o underground do underground, também tem seu espaço por aqui. Cinco anos de trabalho que passaram rapidamente, e ainda há muito que militar no cenário independente nacional, pois ele é bom, mas não dá a mínima para a maioria das bandas e o público, mas que ele continue assim, pois está cheio de atitude e mostre o quanto uma cabeça pensante, em meio à sociedade, pode perturbar.
Para ouvir o programa A Hora do Canibal, que vai ao ar toda segunda-feira, às 22h30, basta acessar o site da Rádio Click Web, que pode ser conferido por este link: http://www.radioclickweb.com/. O blog pode ser acessado por aqui: http://www.canibalvegetariano77.blogspot.com.br/. Tudo que envolve o independente de qualidade você acompanhará em um desses canais, pois eles são abertos para pessoas que não se conformam e buscam sair da mesmice de nossas vidas.
Ivan Gomes, 35, é produtor e apresentador do
programa A Hora do Canibal e editor
do zine/blog Canibal Vegetariano
0 Comentários