O Ministério da Saúde prorrogou, por tempo indeterminado, o prazo da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que está disponível desde o dia 22 de abril. O objetivo é aumentar o número de pessoas imunizadas em todo o país.
No município, 18.563 já foram vacinadas, sendo que os idosos representam a maior parcela de imunizados, 11.295. As demais pessoas, que são alvo da mobilização correspondem a 774 gestantes, 1.443 trabalhadores de saúde e 206 puérperas (até 45 dias após o parto).
A vacina contra a gripe é destinada a crianças de seis meses, às menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, trabalhadores de saúde, povos indígenas, puérperas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.
Para receber a vacina, o munícipe deve comparecer à unidade de saúde mais próxima, das 8h às 17h, munido de documento de identificação com foto (RG).
A influenza, também conhecida como gripe, é uma doença viral de transmissão respiratória e por contato entre as pessoas, transmitida principalmente em locais fechados e aglomerações, além de contato com objetos contaminados por pessoas doentes, como maçanetas e corrimão.
Uma medida preventiva é a contínua lavagem e higienização das mãos.
0 Comentários