Campanha de Vacinação contra a Gripe se estende novamente

Agora, prazo vai até dia 29 de maio

 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo anunciou nova prorrogação da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que vai agora até o dia 29 de maio. De acordo com balanço da pasta, baseado nos dados informados pelos municípios paulistas, desde o início da campanha até a última sexta-feira, 17, 7,1 milhões de pessoas foram vacinadas em todo o estado.

Os números de Bragança Paulista mostram que 79,51% da população-alvo procurou os postos de saúde. Já estão imunizados na cidade 21.320 pessoas, sendo 14.784 idosos, 998 gestantes, 2.477 crianças de seis meses a dois anos, 2.802 trabalhadores de saúde e 259 puérperas, que são mulheres que deram à luz há até 45 dias.

Além da prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou que distribuiu cerca de dois milhões de doses do antiviral Oseltamivir (popularmente conhecido como Tamiflu®) para os municípios paulistas. A ação faz parte do combate às síndromes virais graves, que se intensificam nessa época do ano, como a gripe influenza A (H1N1). O abastecimento do medicamento é destinado aos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e poderá ser prescrito pelo médico responsável pelo atendimento nas unidades de saúde de cada município.

A distribuição do medicamento ocorre em versões adulta e infantil e são suficientes para prescrever 200 mil tratamentos. O objetivo é facilitar o acesso e uso adequado do medicamento. De acordo com a Divisão de Doenças Respiratórias da secretaria, a recomendação à população é que procure o serviço de saúde mais próximo sempre que a síndrome viral caracterizar-se por um quadro de febre, tosse, dor de garganta e pelo menos um dos seguintes sintomas: dores nas articulações, dores musculares ou dor de cabeça.

Para que o Oseltamivir tenha o efeito desejado, a recomendação é de que seja prescrito em até 48 horas após o início dos sintomas da gripe aguda. A droga diminui a carga viral no paciente, diminui a duração dos sintomas, melhora o prognóstico da doença e impacta diretamente na diminuição no número de casos de óbitos, principalmente, em pacientes portadores de comorbidades.

Quem ainda não se vacinou deve procurar os postos de saúde o mais breve possível. Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também está protegendo a população contra outros dois tipos do vírus influenza: A H3N2 e B. Os postos de saúde abrem das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image