No sábado, 5, teve início a campanha de vacinação contra a gripe. Idosos, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, indígenas e profissionais da saúde deveriam procurar os postos de vacinação e se imunizar.
Em Bragança Paulista, porém, conforme dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), a procura pela vacina foi pequena.
Das 25.878 pessoas que deveriam ser imunizadas na cidade, apenas 1.851 receberam a vacina, o que corresponde a 7,15% do total.
As crianças representam o grupo com o maior percentual de vacinados, 14,15%, ou 442 doses de vacinas distribuídas. Em seguida, aparecem as gestantes, com 129 doses aplicadas ou 8,26% do total. 1.265 idosos foram imunizados, o que corresponde a 6,76%. Já no grupo de trabalhadores da saúde, apenas 15 estão registrados no portal SI-PNI como imunizados.
Vale informar que o sistema é abastecido pelos municípios. Assim, é provável que o número de pessoas vacinadas tenha sido um pouco maior que esses números, mas a atualização será feita apenas na segunda-feira.
Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus influenza: A H3N2 e B.
Quem ainda não se vacinou deve procurar os postos de saúde até o dia 25 de maio.
0 Comentários