Campanha “Vai na Faixa” é realizada durante a Semana Nacional do Trânsito

De 18 a 25 de setembro, acontece no Brasil a Semana Nacional do Trânsito, que este ano tem como tema: “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”.

Em Bragança Paulista, a Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança promoveu, nesse sábado, 20, as primeiras intervenções com o objetivo de conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância do respeito mútuo.

Em diversos semáforos, foram entregues panfletos com explicações e adesivos para que a população possa aderir à Campanha “Vai na Faixa”.

A entrega do material informativo ocorreu em pelo menos nove pontos, como no semáforo próximo à Praça Raul Leme; na travessia de pedestres perto da Loja Marisa; na Avenida Antônio Pires Pimentel, próximo da Rua Nicolino Nacaratti; na Rua do Mercado, tanto em frente ao Mercadão como no início da via, no entroncamento com a Rua Dona Carolina; no cruzamento da Avenida José Gomes da Rocha Leal com a Travessa Riachuelo; no semáforo perto da Lojas Cem; na travessia entre o Supermercado Big e a Casa Verde e na Praça Chico Major, perto da WR Motos.

A mesma ação se repetirá no próximo sábado, 27, quando além da entrega dos panfletos e adesivos haverá a presença de mímicos nos locais mencionados.

A Campanha “Vai na Faixa” também contará com outdoors pela cidade e os ônibus da empresa Nossa Senhora de Fátima, responsável pelo transporte coletivo na cidade, estarão adesivados. De acordo com o secretário Arnaldo de Carvalho Pinto, os carros oficiais também estarão adesivados com o tema da campanha, cuja intenção é colocar o pedestre como centro das atenções no trânsito.

O secretário afirmou que a Campanha “Vai na Faixa” está começando agora, mas que ela continuará, mesmo após a passagem da Semana Nacional do Trânsito, com a entrega de panfletos nas escolas, por exemplo.

 

PROJETO DE REMODELAÇÃO DO TRÂNSITO

 

Durante conversa com o secretário Arnaldo, na manhã de sexta-feira, 19, ele contou ao Jornal Em Dia que pretende colocar em prática algumas mudanças no trânsito da cidade, ainda neste ano, ou, no mais tardar, a partir de janeiro de 2015.

Um dos questionamentos feitos pela reportagem foi a rotatória existente entre a Avenida dos Imigrantes, Rua João Franco e Avenida São Lourenço.

A rotatória desse local sempre era quebrada ao meio durante os festejos de Carnaval e depois refeita. Mas, há alguns anos, ela foi quebrada e nunca mais reconstruída. Apesar de os motoristas respeitarem o dispositivo, o que existe, na verdade, é uma meia-rotatória e, considerando que o fluxo de veículos é grande, providências são necessárias.

Arnaldo disse que a região passará por uma reformulação no trânsito, o que também ocorrerá na região da Praça da Bíblia e da Rua Barão de Juqueri.

A rotatória em questão, de acordo com o secretário, não funcionará mais como tal, pois os veículos não poderão cruzá-la, como atualmente acontece, haja vista que o fluxo será proibido pela ponte existente um pouco mais à frente. Apenas pedestres poderão passar por ela.

Conforme explicou o secretário, a Avenida dos Imigrantes ficará uma reta só. Quem vier da Rua João Franco e quiser seguir sentido bairro pela Avenida Juscelino Kubistchek terá que fazer o retorno próximo à igreja evangélica que há na via.

“As alterações trarão mais facilidade para estacionamento, mais mobilidade para o transporte coletivo e mais segurança para todos”, observou o secretário Arnaldo.

As obras necessárias para as mudanças serão feitas pela Secretaria de Serviços.

 

ZONA AZUL

 

Arnaldo falou, ainda, sobre a falta de cartões de zona azul na cidade. Nos últimos 15 dias, quem estacionava no Centro não encontrava cartões para colocar nos veículos.

De acordo com o secretário, ele esperava que o projeto apresentado na Câmara para a terceirização da zona azul fosse aprovado. Com isso, não fez pedido para que novos talões fossem confeccionados.

Depois que o projeto foi rejeitado, Arnaldo contou que fez o pedido, mas alguns imprevistos aconteceram até que os talões acabaram.

Porém, segundo ele, a situação já está normalizada, pois os talões foram confeccionados e já estão novamente à disposição.

Durante o período, os agentes de trânsito continuaram pelas ruas, mas sem multar os motoristas pela não colocação do cartão de zona azul.

Sobre o projeto de terceirização da zona azul, o secretário contou que pretende remodelá-lo e apresentá-lo novamente ao Legislativo.

O principal ponto de questionamento da proposta rejeitada na Câmara foi o prazo de concessão. Arnaldo disse que o problema de reduzir o prazo é que os investimentos da iniciativa privada também diminuem. “Quanto mais curto o prazo, menos conseguimos investimentos privados e menos benefícios à população”, justificou.

O secretário afirmou que pretende realizar mais reuniões com vereadores e representantes do comércio local sobre o tema a fim de que se chegue a um consenso e que o novo projeto apresentado consiga a aprovação da Câmara.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image