Na manhã desse sábado, 19, foi promovida uma caminhada no Lago do Taboão. A ação faz parte do Outubro Rosa, cujo objetivo é conscientizar a população sobre o câncer de mama.
Participaram da atividade a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leme, e a vice-prefeita, Professora Huguette.
O movimento popular Outubro Rosa é realizado a nível mundial. A cor rosa é tida como símbolo da união da população pela prevenção da saúde feminina.
A primeira ação foi uma parceria da Prefeitura com a Associação Bragantina de Combate ao Câncer (ABCC) e o Instituto Avon. No próximo sábado, 26, haverá nova caminhada, às 9h, também no Lago do Taboão.
Diagnóstico e prevenção
O câncer de mama ocorre quando as células da mama começam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma desordenada, ocasionando a instalação de um tumor maligno. Os principais sintomas são alterações na pele que recobre a mama, secreção no mamilo e, em alguns casos, o nódulo (caroço) no seio, ou próximo das axilas, acompanhado ou não de dor.
É importante ressaltar que somente se atentar aos sintomas, assim como realizar o autoexame, não descarta, em hipótese alguma, a consulta com um médico e realização do exame preventivo.
O câncer de mama é a segunda causa de morte entre as mulheres e a forma mais eficaz de lutar contra a doença é a prevenção. Quando é diagnosticada mais cedo, aumenta o sucesso do tratamento e, posteriormente, a chance de cura da paciente.
0 Comentários