Bragança tem três alunos selecionados para o Grupo de Referência do Projeto Guri

Guris de 12 regiões do Estado formarão grupos musicais que reunirão alunos em estágio avançado de aprendizado, tornando-se parâmetro artístico para outros alunos do projeto

 

O Projeto Guri, programa de formação do governo do estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, anuncia os selecionados para o seu Grupo de Referência, criado para estimular e intensificar a formação musical e a qualificação de seus alunos.

Com mais de 1.900 inscrições em todo o estado, foram selecionados 310 guris e ex-guris de 12 regiões de São Paulo, que formarão 12 grupos divididos em oito especialidades musicais. Na região de Jundiaí, foram contemplados 42 alunos dos polos de Indaiatuba, Jaguariúna, Campinas, Piracicaba, Itupeva, Vinhedo, Jundiaí, Itaberá, Holambra, Estiva Gerbi, Várzea Paulista, Sto Antônio de Posse, Cajamar, Sumaré e Louveira, além de Bragança Paulista, que teve três alunos selecionados.

O grupo terá a Orquestra como especialidade musical, e se reunirá para ensaios no polo sede da sua região, em Jundiaí.

A consolidação dos grupos de referência do Guri faz parte das ações de reestruturação do novo Sistema Paulista de Música (SPM), criado pela Secretaria da Cultura. Para estimular ainda mais o desenvolvimento dos participantes, o SPM também redefiniu o sistema de bolsas de estudo, implantando três modalidades distintas oferecidas dentro dos principais  programas de formação do estado. São elas: bolsa-auxílio, bolsa-ofício e bolsa-performance.

Para os grupos de referência do Guri, as bolsas serão repassadas pela Associação Amigos do Projeto Guri (Amigos do Guri), Organização Social de Cultura responsável pela gestão do programa no litoral e interior do estado, que oferecerá bolsas-auxílio para 253 primeiros alunos classificados no processo seletivo – incluindo uma ajuda de custo mensal para garantir transporte, manutenção do instrumento e outras despesas, já que os ensaios poderão acontecer em horários diferentes das aulas normais no polo.

No caso do projeto, as bolsas serão divididas em apenas duas categorias: bolsa performance – destinadas a alunos com idades entre 12 e 18 anos que frequentem regularmente as atividades envolvidas nas turmas avançadas; bolsa aprendiz – destinada a alunos com idades entre 16 e 22 anos que frequentem regularmente as turmas avançadas e/ou ex-alunos que tenham cumprido todo o programa avançado desenvolvido em seu período de estudo.

As seleções foram feitas por meio de provas práticas, analisadas por uma Comissão de Avaliação do Processo Seletivo, e com entrevistas com a área de Desenvolvimento Social do Projeto Guri. As bolsas terão vigência de 12 meses consecutivos, sendo aplicado um novo processo de seleção após este período.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image