O certificado indica que a cidade vem desenvolvendo ações sustentáveis e que está avançando em termos de política ambiental
O secretário municipal de Meio Ambiente de Bragança Paulista, Francisco Chen de Araújo Braga, esteve no Palácio dos Bandeirantes, na quinta-feira, 11, para receber um troféu e o certificado do Programa Município Verde Azul, outorgado pela Secretaria do Meio Ambiente do estado de São Paulo.
Neste ano, Bragança registrou 88,01 pontos, o que lhe rendeu a 49ª colocação no Ranking Ambiental Paulista 2014, situação inédita até agora, pois, em 2012, dos 371 participantes, a cidade ocupou a 355ª posição, com 16 pontos, e, em 2013, o município ocupou a 248ª posição, com 54 pontos, entre os 587 participantes.
O certificado Município Verde Azul é entregue às cidades que alcançam pontuação superior a 80. Neste ano, houve 610 participantes e 118 municípios receberam a certificação.
Lançado em junho de 2007, o Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.
Os municípios recebem uma nota ambiental, que varia de zero a 100, e avalia o seu desempenho em dez diretivas. São avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
As prefeituras com nota acima de 80 são reconhecidas pelo exemplo ambiental e recebem o prêmio Município Verde Azul. O certificado, que reconhece a boa gestão ambiental, garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o governo do estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).
0 Comentários