Bragança recebe certificado de compromisso com a resiliência

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) realizou, no dia 12, quarta-feira, sua primeira reunião com a presença de representantes de todas as secretarias da Administração Fernão Dias/Huguette.

Na ocasião, foram discutidos a importância e o papel de cada secretaria diante de uma situação de desastre e, ainda, a responsabilidade legal de cada uma.

Além disso, o coordenador da Defesa Civil, Eduardo Mathias, falou sobre as importantes conquistas da entidade por meio da atual administração, como o   ”Certificado de Compromisso com a Resiliência – Cidade Resiliente”, expedido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Este certificado é concedido às cidades que desenvolvem ações concretas para contribuir para a redução de desastres e Bragança Paulista está entre os 22 municípios reconhecidos pela ONU e pelo Ministério da Integração Social.

Entre as ações que contribuíram para essa conquista estão: o cadastramento junto ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, cadastramento no Centro Nacional de Ameaças e Desastres (Cenad)  e no Centro Metereológico de Ameaças e Desastres Naturais (Cemaden), além da implantação dos radares meteorológicos em parceria com a Unesp/ IPMet, que fornece dados, como velocidade do vento, umidade relativa do ar e chuvas. Essas informações são distribuídas para as secretarias municipais, Corpo de Bombeiros, Samu e todos os que prestam serviços à população.

Foi realizado ainda, um cadastro junto ao Centro Nacional de Gerenciamento de Ameaças de Desastre. O Cenad monitora todo o país e, se necessário, envia peritos ou técnicos para avaliar resultados de desastre e disponibiliza recursos financeiros e equipamentos em caso de alto índice de ocorrências.

Outro tema importante tratado nessa primeira reunião do grupo foi a  ”Operação Estiagem 2013", iniciada no dia 1º de junho e que segue até o dia 30 de setembro.

A integração de todos os setores é importante neste período tendo em vista a baixa umidade relativa do ar, as quedas bruscas de temperatura e os longos períodos de estiagem e a maior incidência de queimadas.

VOLUNTÁRIOS DA DEFESA CIVIL

Sobre o curso de voluntários da Defesa Civil, a Coordenação ressaltou a importância desses multiplicadores nas situações de emergência.

As aulas para a primeira turma, que já tem cerca de 50 alunos, começam no próximo dia 2 de julho, mas ainda há vagas.

Os interessados podem se inscrever na sede da Defesa Civil, instalada no Posto de Monta.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image