Auxílio financeiro a famílias do Jardim Nogueira será votado nesta sexta-feira

Na tarde da última terça-feira, 25, os vereadores de Bragança Paulista participaram de mais uma sessão ordinária. Os trabalhos duraram cerca de três horas e contemplaram a aprovação dos projetos em pauta, bem como o discurso dos representantes do Legislativo sobre diversos assuntos.

Conforme estava previsto, houve a participação do veterinário Marcelo Baptista da Silva e do padre José Roberto Cavasa na Tribuna Livre.

Inscrito pelo vereador Jorge Luís Martin, Marcelo fez uma apresentação sobre a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral). Ele explicou aos presentes que a Coordenadoria é composta por vários escritórios regionais e que o escritório de Bragança Paulista, do qual ele é chefe, atende 17 cidades, dando assistência aos produtores rurais para a obtenção de recursos por meio do Programa Crédito Rural, intermediando a análise de solo, fazendo a conservação de solo, promovendo acesso ao Programa Microbacias II, incentivando a instalação de fossas sépticas, que evitam a contaminação dos lençóis freáticos, desenvolvendo estudos para o controle da população de javalis, bem como os Programas Cati Leite e Cati Ovinos, e oferecendo treinamentos e assistência técnica. A Cati de Bragança atende em prédio instalado no Posto de Monta, das 8h às 17h.

O vereador Jorge considerou importante que o município catalogue as propriedades rurais e promova incentivo aos proprietários de áreas que têm água, a exemplo das cidades de Extrema e Piracaia. Ele também solicitou a revitalização do Ceasinha e cobrou melhores condições para as estradas rurais, alegando que os moradores da zona rural têm dificuldades para o escoamento da produção e também para o próprio deslocamento. Com isso, seus filhos acabam optando para ir para a cidade e o campo perde futuros produtores, apontou o vereador, que exibiu imagens de algumas estradas em condições precárias.

Em seguida, o padre José Roberto Cavasa, da Paróquia Coração Imaculado de Maria, fez uso da palavra. Ele apresentou dados sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, que trata sobre o tráfico humano. De acordo com ele, U$ 32 bilhões são movimentados anualmente com essa prática e 30 milhões de pessoas são vítimas de tráfico humano por ano. Além disso, o padre informou que o Brasil ocupa o 93º lugar no ranking global de escravidão.

O vereador José Gabriel Cintra Gonçalves, que o apresentou, registrou que há 52 anos a igreja realiza a campanha por meio da qual aborda problemas da sociedade. Gabriel convidou os colegas a assumir o compromisso de divulgar o tema e também denunciar casos de escravidão, ressaltando que recentemente foi flagrado trabalho escravo em carvoarias da região.

O vereador Juzemildo Albino da Silva, que também é padre, destacou que a Campanha da Fraternidade teve início nos anos 60, abordando temas da política da igreja. Depois, passou a abordar temas sociais e, nos últimos anos, vem tratando de fazer apelo à vida.

Gabriel e Juzemildo cumprimentaram o padre José Roberto pelo aniversário de 14 anos de sacerdócio que ele estava completando naquela data.

 

ORDEM DO DIA

A pedido da vereadora Fabiana Alessandri, foi feita a inversão da pauta e votados os projetos antes da manifestação dos vereadores.

Foram aprovados os projetos de lei de autoria do prefeito Fernão Dias da Silva Leme, que regulamenta as atribuições da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer e normatiza o Conselho Municipal de Esportes e Lazer e o que dispõe sobre alteração de leis municipais que versam sobre denominação de vias e logra- douros públicos.

Também foi aprovada a moção de iniciativa do vereador Tião do Fórum, que requer do Executivo a adoção de providências no sentido de que seja enviado à Câmara projeto de lei que assegure aos usuários do transporte coletivo com deficiência e mobilidade reduzida o direito de embarque e desembarque entre as paradas obrigatórias (pontos de ônibus).

 

VEREADORES SE MANIFESTAM SOBRE ASSUNTOS DIVERSOS

Durante a manifestação dos vereadores, vários assuntos foram tratados.

Natanael Ananias contou que conversou, na manhã de terça-feira, com um engenheiro responsável pela obra da Variante do Guaripocaba a fim de cobrar providências para o problema dos moradores do Jardim Paturi, que terão dificuldades em atravessar o trecho. O assunto havia sido tratado pela vereadora Fabiana Alessandri, na semana passada. De acordo com Natanael, o engenheiro lhe disse que não é possível construir uma passarela, de imediato. Assim, a solução encontrada foi instalar um semáforo e uma faixa de pedestres na saída que dá acesso ao Maranata a fim de amenizar o problema.

O vereador Leonel Pereira Arantes também comentou o caso, afirmando que é preciso fiscalizar se a medida será feita, haja vista que representantes do DER (Departamento de Estradas e Rodagens) haviam se comprometido a instalar aduelas no Ribeirão dos Correa e isso ainda não ocorreu.

O vereador Quique Brown, no início da sessão, também havia solicitado melhorias para essa rodovia. Ele pediu que seja instalada sinalização noturna para evitar acidentes.

Uma caixa colocada em um poste, próximo ao Clube Literário, na altura da cabeça das pessoas, está causando transtornos aos pedestres, apontou o vereador Paulo Mário Arruda de Vasconcellos, que afirmou não saber de quem é o dispositivo, mas pediu sua retirada. Paulo também comentou que a Revista Cidade e Cultura, da qual ele já falou em sessões anteriores, traz informações incorretas sobre a cidade, como a data de fundação, território e população. A publicação foi feita em comemoração aos 250 anos de Bragança Paulista.

A Marcha da Família, realizada no último sábado, em todo o Brasil, foi comentada pelo vereador Marcus Valle, que afirmou que o movimento reuniu cerca de mil pessoas, as quais pediram a volta da ditadura. Marcus considerou o fato um absurdo e disse que a única coisa boa disso é que as pessoas têm de enxergar que só puderam se manifestar pedindo o regime ditatorial porque vivem numa democracia. Ele também considerou que muitos casos de corrupção estão vindo à tona, mas apontou que isso só ocorre porque há liberdade de imprensa, pois se o regime de ditadura vigorasse, a corrupção seria muito maior e ninguém saberia de nada. Marcus ainda ressaltou que os focos de corrupção refletem a cultura popular e frisou que os políticos corruptos são eleitos, portanto, ou o eleitor é mal informado ou também é corrupto.

O vereador Marcus Valle ainda cobrou da Prefeitura providências quanto ao Tanque do Moinho, apontando que o local tem problemas de tráfico e uso de drogas e prostituição e também sobre o Lago do Taboão, voltando a enfatizar que defende seu desassoreamento.

José Gabriel demonstrou preocupação quanto à seca. Segundo ele, moradores e comerciantes da região da Serrinha já estão pensando em deixar o local, por isso, o vereador sugeriu que sejam feitos estudos para avaliar a possibilidade de concessão de algum incentivo para que eles permaneçam.

Gabriel também comentou reportagem publicada pelo Jornal Em Dia, no último domingo, 23, sobre problemas relacionados à área de Saúde. Ele demonstrou insatisfação com o argumento usado pela secretária Estela Gianesella, que afirmou que o serviço de fisioterapia foi suspenso porque a proprietária do imóvel que seria alugado desistiu do negócio. Na visão do vereador, houve tempo hábil para arrumar mais de um local a fim de que o serviço não precisasse ser paralisado. O vereador comentou, ainda, o fechamento das farmácias nos postos de saúde, medida que a secretária, em entrevista ao jornal, confirmou que está em estudos pela administração. Gabriel afirmou que não se conforma com isso. Ele questionou se essa prerrogativa seria da secretária ou da OS (Organização Social) ABBC (Associação Brasileira de Beneficência Comunitária) e registrou também sua indignação quanto ao fato de a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Biriçá do Valado ainda não estar funcionando no prédio da escola, que está localizada ao lado e foi fechada recentemente. De acordo com o vereador, a secretária de Saúde afirmou que o local passará por reforma, mas que ainda será feita a captação de recursos para isso. Gabriel argumentou que não é necessário reformar o imóvel, pois os pequenos reparos que precisam ser feitos podem ser executados pela equipe de manutenção.

Fabiana Alessandri falou sobre a carta elaborada pela Comissão de Assuntos Socioeconômicos em parceria com a Agência Unicidades a respeito da água. O documento será enviado ao governador Geraldo Alckmin. Os próximos assuntos que a comissão irá debater, de acordo com a vereadora, são o sistema de captação de águas pluviais da cidade e o serviço prestado pelos Correios.

Na última segunda-feira, 24, foi realizada uma reunião na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) local sobre a Liga Bragantina de Futebol (LBF). Fabiana contou que participou do encontro e lamentou a possibilidade de extinção da entidade. De acordo com ela, o interventor nomeado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Antônio Nassif Abi Chedid, conhecido como Marquinho Chedid, formou uma comissão que vai apurar as irregularidades da Liga.

O vereador Juzemildo afirmou que após ter lido uma declaração do deputado Edmir Chedid, em rede social, sobre o fechamento da UPA (Unidade de Pronto-atendimento) Bom Jesus, entende as declarações do prefeito Fernão Dias da Silva Leme durante a inauguração da UPA Dr. Valdir Camargo. Ele comentou que havia “urubus” de plantão na porta da Santa Casa de Misericórdia, na sexta-feira, 21, esperando que o hospital entrasse em colapso, mas isso não ocorreu. Com a presença dos funcionários da UPA na Santa Casa, a fila de espera quase foi zerada, informou Juzemildo. Ele desejou que a UPA da Vila Davi funcione com êxito e também que o Bom Jesus seja ocupado o mais rápido possível.

Ainda sobre a Saúde, o vereador observou que o Husf (Hospital Universitário São Francisco) quase não atende a população de Bragança Paulista, mas sim, pessoas de outras cidades, devido à regulação feita pela Central de Vagas. Juzemildo concluiu agradecendo ao secretário Moufid Doher por mutirões de limpeza que estão sendo feitos na cidade.

O vereador Miguel Lopes também comentou a inauguração da UPA Dr. Valdir Camargo, falando de sua alegria pela construção da unidade em seu bairro e também pela homenagem feita a seu amigo. Ele pediu atenção dos secretários Moufid Doher e Arnaldo Carvalho Pinto para as ruas na região da UPA, devido às valetas existentes, que podem danificar as ambulâncias e causar transtornos aos pacientes.

O vereador, então, comentou que a médica Maria Cristina, que atende há mais de dez anos no posto de saúde do Jardim Iguatemi, foi transferida, o que está causando indignação dos moradores da região. José Gabriel relatou que a mesma situação está acontecendo com a médica Soraia Mimessi, que atende há 21 anos na UBS da Santa Luzia. “O pouco que está dando certo estão tirando”, observou Miguel.

Juzemildo disse que esses profissionais vão colaborar em outros pontos da cidade que estão precisando de mais atenção. “Esses profissionais podem ajudar a melhorar a rede como um todo”, avaliou.

 

SESSÃO EXTRA NA SEXTA-FEIRA

O presidente Tião do Fórum convocou para a próxima sexta-feira, 28, a primeira sessão extraordinária do ano. Ela será realizada às 11h, na Câmara Municipal, e tem na pauta o projeto de lei 08/2014, de autoria do Executivo, que prevê auxílio emergencial por conflito fundiário para atendimento das famílias moradoras do Jardim Nogueira.

Conforme a proposta, as famílias que desocuparem voluntariamente suas moradias no Jardim Nogueira, até o dia 4 de abril, terão direito a receber R$ 1.800,00 da municipalidade, desde que atendam a um ou mais dos seguintes requisitos: tenham renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos; famílias compostas por crianças e adolescentes e que estejam devidamente matriculados em escolas ou cursos educacionais regulares; famílias numerosas com relação à quantidade de crianças e adolescentes; ser mulher ou idosa, arrimo de família; ser idoso em estado de abandono; ter na família integrante com deficiência.

O recurso será pago às famílias em quatro parcelas, sendo a primeira de R$ 900,00 e as demais de R$ 300,00 cada. O benefício será concedido a no máximo 100 famílias.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image