Semads afirma que benefício deve ser liberado nesta semana
O mês de abril já está terminando, mas universitários que cursam faculdade em municípios vizinhos ao de Bragança Paulista, ainda aguardam o recebimento do auxílio transporte, benefício concedido pela Prefeitura.
O Jornal Em Dia recebeu reclamações de alunos que aguardam desde o início do ano letivo a ajuda de custo que a Prefeitura concede para o pagamento do transporte até às universidades da região.
Após entregar, na Secretaria Municipal de Educação, toda a documentação solicitada é preciso esperar a análise da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social. É a Semads que realiza os procedimentos de conferência de dados e fixa o percentual de benefício que o aluno terá.
A reportagem entrou em contato com as duas secretarias. Na pasta da Educação, a supervisora Valdelene explicou que a Semads é responsável pela liberação do benefício, pois é ela também que faz o cálculo. “A Secretaria de Educação só recebe os documentos e repassa para a Semads fazer o cálculo”, afirmou.
Ainda de acordo com Valdelene, o auxílio transporte universitário ainda não foi liberado porque, todos os anos, é preciso esperar o período de matrícula nas universidades. Um segundo edital para pleitear a ajuda de custo foi lançado no fim de março e início de abril, de acordo com ela. “Eles vão receber retroativo”, declarou a supervisora.
A secretária municipal de Ação e Desenvolvimento Social, Sandra Lúcia de Oliveira Teixeira, conversou com a reportagem e confirmou que há mesmo a necessidade de esperar o período de matrícula nas universidades para dar chance a todos os universitários de pleitear o benefício. Segundo ela, a concessão da ajuda de custo ocorre todos os anos na mesma época.
Sandra adiantou que neste ano serão beneficiados 402 alunos, sendo 215 de renovação, ou seja, que já receberam o auxílio no ano passado. Serão investidos R$ 450 mil, concedendo aos alunos que tiveram a solicitação aprovada 30% de auxílio no transporte até suas universidades.
De acordo com a secretária da Semads, é preciso esperar que o número de alunos seja fixado, por meio do lançamento de editais e recebimento de solicitações na Secretaria Municipal de Educação, para então fazer o cálculo, com base no orçamento anual que a pasta tem, e decidir o percentual do benefício para cada aluno.
Sandra Teixeira disse que a Semads já encaminhou a documentação necessária para a Secretaria de Finanças fazer a execução e estima que nesta semana o benefício possa ser liberado aos alunos. A secretária também enfatizou que os universitários receberão quantia correspondente aos meses que já foram pagos, conforme comprovantes de pagamentos apresentados.
0 Comentários