Com a chegada do segundo lote das vacinas a Bragança, 4.170 pessoas devem ser imunizadas até o final desta semana
Nesta semana, o município de Bragança Paulista recebeu mais 1.810 doses de vacina contra a Covid-19. Desta vez, chegaram à cidade as vacinas AstraZeneca/Oxford, produzidas em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Nesta etapa, as doses continuaram sendo direcionadas aos profissionais de saúde.
Na quarta-feira, 27, a Secretaria de Saúde disponibilizou 1.100 doses para a vacinação de profissionais que atuam na Atenção Básica do município, em postos de saúde.
A pasta montou equipes de vacinação que percorreram todas as unidades de saúde para a aplicação das doses nos funcionários, desde auxiliares de limpeza a médicos que trabalham nos postos.
Na Unidade de Saúde Dr. Martinho Borges da Fonseca Araújo (Planejada II), os 36 funcionários foram imunizados na quarta-feira. “O mundo inteiro está aguardando a tão esperada vacina e nós estamos tomando agora. Estou tranquila, realizada e feliz”, declarou a técnica de enfermagem da unidade, Adriana Martins.
Além das 1.100 doses direcionadas às unidades da Atenção Básica, outras 340 doses foram disponibilizadas ao Hospital Universitário São Francisco (Husf), 340 doses à Santa Casa de Misericórdia e 30 doses ao Hospital Bragantino.
Com a chegada do segundo lote das vacinas a Bragança, 4.170 pessoas devem ser imunizadas até o final desta semana. Novas doses de vacinas devem chegar nas próximas semanas para atender aos demais trabalhadores da saúde, que atuam em clínicas, por exemplo.
Após esta etapa, será iniciada a vacinação dos idosos e, conforme preconiza o Programa Nacional de Imunização (PNI), serão imunizadas as pessoas acima de 60 anos, a começar por aquelas que têm acima de 80 anos; em seguida, de 75 a 79 anos; depois, as que têm entre 70 a 74 anos; as de 65 a 69 anos e, por fim, as de 60 a 64 anos. Na sequência, a vacinação será para as pessoas que possuem comorbidades.
Diferentemente da CoronaVac, do Instituto Butantan, cuja segunda dose deve ser ministrada em 21 dias, a vacina administrada entre oito e 12 semanas.
0 Comentários