A 18ª edição do Festival de Inverno já começou e está repleta de atrações culturais gratuitas à população. O evento é realizado desde 2001 pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e neste ano, acontece até o dia 31 de julho. Durante esse período, haverá diversos atrativos em diferentes pontos da cidade, como shows musicais, apresentações de teatro infantil e infanto-juvenil, circo, festas julinas, stand up comedy, oficinas de arte e gastronomia, palestras, entre outros.
Nessa sexta-feira, 5, a banda “Big Time Orchestra”, na Casa de Cultura, o teatro infantil “Inimigos”, no Teatro IECJ, e o Circo Spanic, na Concha Acústica, deram início às atrações do festival. Para este sábado, 6, outros atrativos estão programados para animar o fim de semana da população bragantina. O principal deles é a apresentação da cantora Kell Smith (foto), que apresenta o show do disco “Girassol”, que mescla sua fusão de hip-hop com pop e MPB. A apresentação é gratuita e será realizada na Arena de Eventos do Lago do Taboão.
A cantora iniciou sua trajetória na música gospel, sendo apresentada posteriormente aos LPs de música brasileira pelo seu pai. Dona do hit “Era Uma Vez”, que hoje já ultrapassa 236 milhões de visualiza-ções no Youtube, Kell quebra barreiras por onde passa.
Foi assim também com a canção “Respeita as Mina”, que foi lançada no Dia Internacional da Mulher e se tornou um dos maiores hits de 2017 com o grito do empoderamento feminino em que ela canta: “(...) Respeita as mina/ Toda essa produção não se limita a você/ Já passou da hora de aprender/ Que o corpo é nosso nossas regras nosso direito de ser”.
Kell apresenta uma mistura de hip-hop com pop, com arranjos crescentes em camadas a partir de uma levada de violão. A faixa é uma das músicas do disco de estreia “Girassol”, lançado em abril de 2018, com produção e direção artística de Rick Bonadio e de sua equipe da gravadora Midas Music.
No repertório, cordas, violão, piano e MPB dão igualmente o tom em “Meu Lugar”. Elis Regina é uma influência perceptível em “Viajar é Preciso”, que apresenta uma MPB com pegada pop, insert de acordeão e projeção de imagem de Kell, como se fosse a Pimentinha da Música Popular Brasileira se apresentando.
Entre as inéditas, Kell canta, ainda, “Ai de Mim”, “Viajar é Preciso”, “Nossa Conversa”, “Coloridos”, “Girassol” – que batiza o álbum – e “Mudei”, seu mais recente lançamento, além de covers como o de Nando Reis (“Por Onde Andei”), entre outras surpresas.
OUTRAS ATIVIDADES NO FIM DE SEMANA
Antes do show de Kell, haverá outras atividades no sábado em diversos pontos da cidade. Confira:
10h – Luisinho canta o melhor do sertanejo raiz, no Mercado Municipal
11h – Apresentação de Taiko – grupo Aozora Daiko, na Praça Raul Leme
16h – Pequeno Teatro do Mundo – espetáculo de ópera, no Toró
16h, 18h e 20h30 – Circo Spanic, na Concha Acústica
20h30 – Grupo de choro Choronas, na Praça Raul Leme
DOMINGO, 7
Domingo, 7, também é dia de curtir diversas atrações culturais. Acompanhe a programação:
10h – Banda de forró Chicamandú, no Ceasinha
13h30 – Marcão Skema, no Centro de Artesanato
15h – Banda de pop rock KZA 55, na Praça Raul Leme
16h, 18h e 20h30 – Circo Spanic, na Concha Acústica
16h00 – Pequeno Teatro do Mundo, no Henedina Cortez
20h30 – Beatles – 2ª Cia Filarmônica, na Praça Raul Leme (logo após a missa)
ATRAÇÕES DURANTE A SEMANA
A partir de terça-feira, 9, várias outras ações acontecem. Uma delas é o Canja com Canja, evento que une música e gastronomia. Nele, a população poderá apreciar a famosa canja quente e assistir a apresentações musicais de artistas locais, que exibirão as suas “canjas musicais” no pergolado da Praça Central, sempre às quartas-feiras, a partir do dia 10, às 20h. O objetivo é revelar novos talentos e dar mais visibilidade aos músicos da região. Outra aposta deste ano são os shows de stand up, que trarão grandes nomes da comédica nacional ao Clube de Regatas Bandeirantes (CRB), às quintas-feiras. Confira:
QUARTA-FEIRA, 10
20h – Canja com Canja
20h – Circo Spanic, na Concha Acústica
QUINTA-FEIRA, 11
14h – Oficina Olhos de Deus, com Rafael Miranda, Fernanda Campos e Rita Bulgarelli, na Praça São José
20h – Circo Spanic, na Concha Acústica
20h30 – Stand up comedy – Marcelo Mansfield, no CRB
SEXTA-FEIRA, 12
16h – Contação de histórias, com Fernanda Campos e Rita Bulgarelli, na Praça São José
19h – Arraiá do Chico Pimenta, na sede da ONG SOS Jaguari
19h – Noite dos Caldos, no Centro Comunitário da USF
19h às 20h30 – Ateliê “O Mascate” – Oficina de Vassilisa com Vibhuti, no Museu Oswaldo Russomano
20h – Teatro “Santo humor, uma comédia divina”, na Casa de Cultura
20h – Grande Travessia – União de Motos – The Rockaholics – Lagartos, no Posto de Monta
20h – Circo Spanic, na Concha Acústica
21h – Pop mind, na Praça Raul Leme
INGRESSOS
Os ingressos para os espetáculos que acontecerão na Casa da Cultura e no Clube de Regatas Bandeirantes são limitados e estarão disponíveis na semana do evento. Os interessados deverão retirá-los na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que fica na Av. Alpheu Grimello, 981, Taboão; na Biblioteca Municipal “Dra Adalzira Bittencourt”, situada à Praça Hafiz Abi Chedid, 125, Jardim América; no Museu Oswaldo Russomano, localizado na Rua Cel. João Leme, 520, Centro; ou no Museu do Telefone, cujo endereço é Praça José Bonifácio, 126, Centro.
0 Comentários