
Mais uma receita das antigas, esta é do tempo em que os desenhos do marinheiro Popeye e sua Olivia ainda eram passados na televisão, e me lembro de minha mãe preparar e nos convencer a comer o tal espinafre do desenho, que saía em creme de uma lata e, como mágica, transformava o marinheiro num forte lutador.
Quando comecei a fazer meu caderno de receitas, copiando do caderno da minha mãe (ou pedindo as explicações para ela e anotando), esta foi uma das primeiras salgadas que coloquei no meu.
Naquela época, lá na década de 1970 creio eu, era uma tarefa difícil fazer a maioria das crianças se alimentar com legumes e verduras e esta receita da minha mãe era certeira para alcançar o objetivo alimentar.
Além de poder aproveitar os pães amanhecidos que pudessem ter sobrado, a combinação do pão quentinho e crocante com o creme de espinafre fazia, e ainda faz, sucesso aqui em casa.
Como sabem, tenho a facilidade em adquirir verduras e afins de qualidade, por meio do meu filho Rafael e da @Futrifique-se, loja da filha Amanda e da nora Natália, e este tempo frio foi perfeito para saborear esta entrada de torradinha com creme de espinafre. Confira, pois além de muito barato, rende cerca de 20 fatias ou 4 pães francês fatiados. Vai bem como entrada e como acompanhamento para uma sopa de creme de palmito, de cebola ou um caldinho de feijão.
1 maço de espinafre
2 colheres (sopa) de margarina
1/2 cebola picadinha
Sal e pimenta a gosto
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de leite
Cerca de 4 a 5 pães francês em fatias médias
Margarina para besuntar as fatias de pão
Tire as folhas do espinafre (se quiser guarde os talos picadinhos fatiados para enriquecer uma sopa de legumes), lave bem e, ainda molhadas, coloque numa panela para cozinhar (não precisa água, 1/2 copo para não grudarem no fundo é suficiente). Em minutos ele murcha, mexa para não queimar. Retire rapidamente da panela e deixe esfriar.
Enquanto isso, fatie os pães e passe em cada fatia um pouquinho de margarina nos dois lados, acomodando cada uma numa assadeira sem untar.
Esprema o espinafre cozido até que retire toda água (ficará uma bolinha de folhas cozidas somente). Com uma faca afiada corte este montinho em tiras, na vertical e horizontal, formando quase como quadradinhos o picar das folhas.
Coloque numa panela as 2 colheres de margarina, derreta e frite a cebola picada, junte o espinafre e mexa bem, coloque sal e pimenta a gosto.
Junte no leite frio a farinha de trigo e misture até dissolver bem e jogue sobre o espinafre refogado. Mexa bem para engrossar e até perceber que o leite deu uma consistência de creme ao espinafre e desligue.
Com uma colher pequena vá colocando porções do creme sobre cada torrada. Leve assar para dar uma tostada no pão, cerca de 15 minutos a 180º, e sirva a seguir.
Até nosso próximo encontro!

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
0 Comentários