O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Campanha para cadastro de doadores de medula óssea supera as expectativas

Na manhã do último domingo, 1º, foi realizada, em Bragança Paulista, uma campanha que tinha a finalidade de cadastrar doadores de medula óssea. O resultado foi tão positivo que ultrapassou as expectativas e possíveis doadores acabaram tendo de ser dispensados.

A organizadora da campanha, Karla Cristina Souza Oliveira, tem uma filha com leucemia, que faz tratamento no Centro Infantil Boldrini, em Campinas. Apesar de a filha não precisar do transplante de medula, Karla sabe quanto ele é importante para salvar a vida de muitos pacientes e, por isso, mobilizou uma equipe da Unicamp, coordenada por Roberta Santos, e cerca de 20 voluntários para trabalharem no domingo de manhã cadastrando doadores.

“A campanha foi um sucesso e superou as expectativas. Comprovamos que o povo bragantino é muito solidário”, disse Karla ao Jornal Em Dia.

A previsão era fazer 300 cadastros, mas foram feitos 360. Além disso, muitas pessoas acabaram tendo de ir embora, pois quando chegaram ao Colégio Adventista, parceiro da campanha, foram informadas que o número havia excedido.

Karla disse que provavelmente haverá outra campanha na cidade, em breve, mas ainda sem data definida. Ela agradeceu a todos que compareceram e disse que torce para que entre os cadastrados haja alguém compatível com os pacientes da lista de espera por transplantes. Aos que não foram ou não puderam se cadastrar, ela pede a adesão nas próximas campanhas. “Afinal ninguém está imune a essa doença”, concluiu.

Os cadastros feitos na campanha do último domingo integrarão o banco de dados do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), que conta com três milhões e quinhentos mil doadores inscritos. O Brasil tornou-se nos últimos anos o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, ficando atrás apenas dos Registros dos Estados Unidos (quase sete milhões de doadores) e da Alemanha (quase cinco milhões de doadores). Cerca de 70% dos transplantes de medula realizados são de doadores inscritos no Redome.

 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player