O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

A decisão de parar de fumar é sua, ou quase sua...

Dia 29, ocorreu na Câmara Municipal uma palestra com o Dr. Gualter Santana Pedrini que abordou o tema “Bragança Sem Fumo”. Relacionado ao assunto gostaria de comentar, com embasamento  em um texto de Mário Albanese que tem tudo a ver com o tema.

Em São Paulo, a decisão judicial do TJ utilizou a máscara da hipocrisia  ao desprezar a inversão do ônus da prova, obrigação das rés Souza Cruz e Philip Morris. Com essa atitude, deu uma rasteira na saúde pública do país. A decisão revela um poder descolado da realidade e que se curva diante dos privilégios do poderio econômico.

O mundo “fumarento” sempre foi contestado com argumentos lúcidos e provas. Há mais de meio século sabe-se que nicotina vicia mais do que qualquer outro tipo de droga. Além do mais, os documentos secretos das tabaqueiras tornados públicos a partir de 1994, representam uma confissão assumida e pública de que o negócio das tabaqueiras, legalizado ou não, tem como objetivo viciar crianças e adolescentes.  A exposição promovida no INCOR (Instituto do Coração de São Paulo) não deixa a menor dúvida. Fotos de artistas e de personagens da televisão e cinema fazendo propaganda de cigarros e até mesmo dizendo que tem cigarro que seu médico recomenda! 

Estamos no século XXI, e tem magistrado que, ainda, acredita que os quadrinhos infantis inseridos nos anúncios tabagistas eram feitos sem maldade. A propaganda do cigarro sempre foi abusiva e enganosa. Quando estiverem em São Paulo, visitem a exposição do INCOR, a entrada é franca (Av. Dr. Eneas de Carvalho Aguiar, 44, no Jardim Paulista) e comprovem essas propagandas e como a “Indústria do Fumo” enganou as pessoas. Acho importante reproduzir o depoimento do médico oncologista Dráuzio Varella:

“Em trinta anos de profissão, assisti as mais humilhantes demonstrações do domínio que a nicotina exerce sobre o fumante. O doente tem um infarto do miocárdio, passa três dias na UTI entre a vida e a morte e não para de fumar, mesmo que as pessoas mais queridas implorem! Sofre um derrame cerebral, sai pela rua de bengala arrastando a perna paralisada, mas com o cigarro na boca. Na vizinhança do Hospital do Câncer, cansei de ver doentes que perderam a laringe por câncer, levantar a toalhinha que cobre o orifício respiratório aberto no pescoço, para aspirar e soltar fumaça por ali. Existe uma doença, exclusiva de fumantes, chamada tromboangeíte obliteranre, que bloqueia as artérias das extremidades e provoca necrose dos tecidos. O fumante perde os dedos do pé, a perna, o pé, uma coxa, depois a outra, e fica ali na cama, aquele toco de gente, pedindo um cigarrinho pelo amor de Deus”.

Bem, para quem sabe ler, um pingo é letra... Fumar é uma droga! Continuar fumando são duas! 

Baseado no texto de Mário Albanese.

 

Falando em Eleição – Prostituição – Meu amigo Sadan em sua coluna no BJD disse ter se “prostituído” e também virou pré-candidato a prefeito. Como assim?! Será que é por que apareceram alguns pré-candidatos vendidos e aproveitadores achando que eleição é uma zona (eleitoral) ?

 

Falando NissoEu, como já disse semana passada, também sou um dos pré-candidatos, pelo grupo político a que pertenço há mais de 20 anos e estou orgulhoso em poder estar entre os “prefeituráveis” desse grupo. 

 

Falando em CampanhaE a bagunça começou... Nessa semana, o ex-presidente Lula começou “bem” a campanha do PT para prefeitura de São Paulo... Só faltou falar o número do seu candidato Haddad no programa do Ratinho,  no qual foi convidado para uma entrevista, mas acabou levando-o a tiracolo. Foi uma “zorra total” e, com certeza, o PT irá “com prazer” fazer-lhes pagar uma “pequena” multa. Foi dada a largada!

 

Falando em Zorra – E a Câmara Municipal, hein?! Na última sessão, além de uma moçada que estava lá em defesa da ONG Viva Vila, encontrava-se também a galera do MOB (Movimento Outra Bragança) que armou o maior “fuzuê” no local fazendo, inclusive, um churrasco em frente à Câmara.

 

Falando em ChurrascoO legal da democracia é isso, o direito de reivindicar direitos, porém, de uma forma “direita”. Exageros à parte, nada justifica atrapalhar o trabalho alheio, parar o trânsito, tirar vaga reservada aos deficientes etc...  Não tratem a “casa do povo” como quintal! Mesmo que os recebam pelas portas dos fundos.

 

Falando NissoQuero deixar claro que nada tenho contra o MOB, pelo contrário, e muito menos contra as suas reivindicações. Acredito que falar é bom, reivindicar também, mas ambos são desagradáveis quando levados ao exagero...

 

Falando em ManifestaçãoJá a pessoa que usou da tribuna livre para defender a ONG Viva Vila se perdeu totalmente em querer misturar as coisas, quando disse que os vereadores estavam errados e eram eles, sim, que estavam condenados a devolver dinheiro aos cofres municipais. Hummmm?!

 

Falando NissoUma coisa nada tem a ver com a outra... Se você quer os acertos, esteja preparado para os erros...

 

Falando em DesafioBragança participou do Dia do Desafio. Deve ter ido bem, pois até hoje tem vencido cada desafio de dar inveja a qualquer prova. Se é que vocês me entendem!

 

Falando Nisso – Desafio maior será de alguns pré-candidatos aqui em Bragança que para vencer terão que rebolar muuuuuuito!

 

Falando em SucessoAgora meu sobrinho e afilhado Diogo Centini está fazendo sucesso como cheff de cozinha no Biocentro Guimbé, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia! Aí, sim, hein?! Diogão, como é conhecido em Bragança, vem crescendo a cada dia em seu trabalho na Bolívia e, tenho certeza, que daqui a pouco estará cozinhando pelo mundo afora, inclusive, em Bragança City.

 

Falando em Samba – A Dragão Imperial tem recebido toda sexta-feira uma roda de samba muito animada com a galera do “Panela Imperial”, que canta muito samba raiz  de boa qualidade. O evento acontece todas as sextas-feiras na nova quadra da Dragão Imperial, que atualmente improvisa o local até que esteja pronto para grandes eventos.

 

É OURO! – Revista VerdadeEssa revista, mesmo mensal, tem se mostrado bastante atualizada trazendo tudo o que acontece em Bragança e região, principalmente, em fatos políticos que movimentam os bastidores da campanha eleitoral. Salvo algumas “tendências” a revista tem demonstrado estar focada na política de Bragança e, para isso, o Sonsin (dono) tem conhecimento de sobra. Parabéns!

 

É LATA – Trânsito x AsfaltoBem, de repente, podem estar achando que sou chato pra caramba!  Vivo reclamando dos buracos em nossas ruas e agora que estão recapeando algumas eu estou aqui reclamando! Oras bolas, o problema é que acharam de realizar essas obras na Av. Antônio Pires Pimentel em plena luz do dia e em hora de rush! Imaginem como ficou nosso trânsito que ja está uma beleza! Solução? Claro! Obras de recapeamento em avenidas de grande tráfego têm de ser realizadas à noite. Pronto!

 

Frase –O amor não é aquilo que te faz perder o foco. O nome disso é miopia.”

 

Reflexão da semana - “Ultimamente não estão mais jogando lixos na lixeira... Estão convertendo em funk.”

 

Piada – Então o Juninho estava cambaleando pela rua, dá de cara com o Tiagão querendo dar lição de moral e diz a ele:

— Juninho, você sabia que o Brasil é o segundo país do mundo em consumo de álcool?

— Isso é culpa dos evangélicos! — disse Juninho

— Como dos Evangélicos ? Eles nem bebem álcool! — disse Tiagão indignado.

— Pois é… (hic) Se eles bebessem um pouquinho nós estávamos era em primeiro!

Até a semana que vem !

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player