O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Programa desenvolvido pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho oferece preparação ao profissional

Jovens a partir de 16 anos podem se inscrever no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Bragança Paulista

 

O Time do Emprego, programa desenvolvido pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (SERT), está em sua nona turma em Bragança Paulista. O Jornal Em Dia visitou o grupo atual, que está se reunindo no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da Santa Libânia, com a facilitadora Polidora Leonídia de Souza Pereira.

Conforme contou Polidora, o grupo tem 20 pessoas que fazem parte do programa Ação Jovem. Os participantes contaram que estão satisfeitos pela oportunidade de ganhar conhecimento que lhes possa ajudar a encontrar um emprego.

Polidora conta que o Time do Emprego já foi realizado no Jardim da Fraternidade, Tiro de Guerra, Mercado Municipal, Prefeitura, Fundo Social e no Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Ela explicou que o programa do governo do estado tem o objetivo de orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. Por meio de dinâmicas, os jovens aprendem a reconhecer suas habilidades e a desenvolvê-las.

O material apostilado é distribuído gratuitamente aos participantes. A idade mínima para participar é de 16 anos, mas não há limite.

O nome Time do Emprego foi escolhido para incutir nos jovens a ideia de que se ajudem na busca pelo emprego a partir da troca de experiências e auxílio mútuo.

O conteúdo do programa abrange dez temas: “Orientações gerais sobre o Time do Emprego”, “Quem sou eu, minhas habilidades e competências”, “Desenvolvimento do currículo”, “Formulários de solicitação de emprego e entrevista”, “Técnicas da procura de emprego”, “Este emprego é pra mim”, “Mantendo-me saudável”, “Testes aplicados pelos empregadores”, “Planejamento financeiro” e “Trabalho por conta própria”.

Quando os encontros do Time do Emprego chegam ao fim, Polidora, que também é responsável pelo PAT de Bragança Paulista, conta que os jovens continuam sendo acompanhados por três meses. Eles se cadastram no Posto de Atendimento ao Trabalhador e são auxiliados, de acordo com as habilidades de cada um, a encontrar a tão sonhada colocação profissional no mercado de trabalho.

Polidora afirmou que a grande maioria dos jovens consegue rapidamente o primeiro emprego após participar do programa. Ela também esclareceu que é possível promover os encontros do Time do Emprego em outros locais da cidade, basta formar um grupo de ao menos 20 participantes.

Quem se interessar em participar do programa pode fazer sua inscrição no PAT, no endereço Rua José Guilherme, 432, com Polidora ou Regina. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo número (11) 4033-1950.

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player