O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

NO PAÍS DO CARNAVAL E NA TERRA DA LINGUIÇA: PT = PSDB

Querido leitor, veja, nos tópicos a seguir, como é fácil provar que o PT e o PSDB são iguais. É claro que a lógica vale também para seus “partidos satélites” (aqueles que ficam orbitando em torno). Por que isso é importante? Logo mais é a eleição presidencial e eles vão tentar mostrar que são muito diferentes, mas...

 

ELES SÃO TODOS IGUAIS - PARTE I

Nos anos noventa, a moda era terceirizar. Sob a cartilha do neoliberalismo, empresas e serviços públicos foram “de mão beijada” parar nas mãos do capital privado. Fiquei pensando no termo “de mão beijada”. Vem-me à mente uma imagem à moda antiga, do tempo em que as pessoas pediam a bênção de seus padrinhos.

 

ELES SÃO TODOS IGUAIS - PARTE II

Infelizmente, essa moda não pegou só no nosso país, mas em várias nações da América Latina. A Argentina que o diga. Até hoje, eles pagam o pato por conta do Governo Menem (deveria ter dito o preço... nem quero lembrar do Pato...).

 

ELES SÃO TODOS IGUAIS - PARTE III

Um discurso neoliberal é bem manjado. “As estradas ficaram bem melhores depois das concessões”; “veja os serviços de telefonia, que beleza!”. Frases como essas sempre serão usadas pelos que querem justificar os presentes dados pelos nossos governos aos seus padrinhos. Voltando aos anos noventa, quem era mesmo que estava no governo do nosso país? Ah, o PSDB.

 

PRIVATIZAÇÕES NA TERRA DA LINGUIÇA

Quem pensa que o PT está privatizando só o pré-sal, está linguiçamente enganado. Aqui mesmo, debaixo do nosso nariz, o Governo Fernão está privatizando a Saúde Pública. Isso mesmo: a Saúde. Só que eles deram um nome diferente. Nas palavras da secretária de Saúde: “Isso não é terceirizar, é buscar alternativas importantes”. Ela se refere à organização social de Itatiba que ficará responsável por parte dos serviços de Saúde Pública de nosso município. Serão concedidos para terceiros a exploração dos serviços relativos ao Programa de Saúde da Família (PSF), às Unidades Básicas de Saúde (UBS), ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) e a Unidade de Pronto-atendimento (UPA).

 

E A TURMA DO PT?

Muitas ferrovias e rodovias foram privatizadas na Era Lula e Dilma. A moda agora é a privatização do pré-sal. Sem contar a privatização recente dos aeroportos... O mais engraçado disso tudo é que os petistas sempre bateram muito pesado no PSDB na época das privatizações. E agora? Viu como é fácil provar que eles são todos iguais? O mais chato disso tudo é que, na época da eleição, vão estar todos fazendo o mesmo discurso. E o povo? Vai na onda da polarização... Eleger Lula, Aécio, Dilma, Serra, Marina, Campos? Qual a diferença? Eles são todos iguais mesmo...

 

SEM LICITAÇÃO, AINDA POR CIMA

Você achou pouco, saudável leitor? Saiba que a coisa toda ainda corre sem licitação. Nas palavras de um representante jurídico da Prefeitura: “o chamamento público dispensa licitação”. Tá tudo “serto”, então.

 

POR CIMA DO CONSELHO DE SAÚDE

A decisão do governo e da Secretaria de Saúde ainda passou por cima do Conselho Municipal de Saúde, que se manifestou contrário à terceirização da Saúde Pública Bragantina. Nas palavras da minha amiga Tânia Clemente, gestora do Programa de Prevenção contra as DST/AIDS na cidade: “o programa de concessão dos serviços sucateará a Saúde, destruirá os avanços conquistados nos últimos 21 anos dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). E o projeto não foi construído nos alicerces da democracia, pois não houve consulta pública”.

 

ENTÃO ELES FINGEM QUE OUVEM O POVO?

Conferência de Cultura, de Meio Ambiente, de Saúde, de Segurança... Você deve ter ouvido ou lido por aí diversas notícias sobre esses eventos que foram realizados em Bragança nos últimos dias.  Com que objetivo, você deve estar se perguntando? No mundo maravilhoso das promessas de políticos, o objetivo é ouvir o povo, construir propostas e planos dentro de cada área a partir do que for decidido pelos conselhos e pela sociedade civil. E no mundo real? Estamos sendo enganados? Se já tomaram decisões, como a privatização da Saúde, sem sequer ouvir a opinião do Conselho de Saúde, calcule o resto...

 

E OS VEREADORES VÃO FAZER O QUÊ?

Essa é mais uma pergunta importante. Por enquanto, o que eles fizeram foi aprovar uma lei que “dá o direito” ao prefeito de tomar as decisões sem precisar ouvir os conselhos municipais. Por que eles fizeram tal coisa? Assinale a alternativa correta:

a)       mais uma vez por inexperiência;

b)      para defender os interesses próprios;

c)      para defender os interesses do seu grupo político;

d)      por que têm de obedecer ao prefeito;

e)       para defender os interesses do povo.

 

PRA FINALIZAR

“Os fortes aspiram a separar-se e os fracos a unir-se” (Nietzsche)

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player