O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Marinheiro de primeira viagem na política, Fernão Dias derrota Grupo Chedid por 21 votos

As Eleições 2012 em Bragança Paulista foram históricas. Apenas em 1982 a apuração teve algumas dezenas de votos de diferença e foi tão acirrada e tão emocionante quanto desta vez.

Para prefeito, foi eleito com 32.605 votos Fernão Dias da Silva Leme, do PT (Partido dos Trabalhadores). Em segundo lugar, ficou o candidato do Democratas, Renato Frangini, com 32.584 votos, apenas 21 a menos que o primeiro colocado.

Gustavo Sartori, do PSB, teve 14.252 votos, 1.681 a menos que na eleição de 2008, quando também disputou como candidato a prefeito.

Apoiado pelo prefeito João Afonso Sólis (Jango), o candidato do PSDB, João Carlos Carvalho, teve 4.697 votos e ficou em quarto lugar.

Já Fred Zenorini, da Coligação “Frente de Esquerda PSTU e PSOL”, alcançou 1.502 votos, 915 a mais que nas Eleições 2008.

Fernão1Assim que o resultado foi divulgado oficialmente, por volta das 20h desse domingo, os militantes do PT, PV e PTB, coligados na chapa vencedora, começaram a tomar as ruas de Bragança, especialmente próximo ao comitê central, perto da Escola Estadual Cásper Líbero.

Quando o prefeito eleito Fernão Dias chegou ao comitê, buzinas e gritos de euforia eram ouvidos. Bandeiras eram agitadas e as pessoas pulavam em comemoração ao resultado histórico da votação, que conduziu, pela primeira vez na história, um prefeito do PT ao governo da cidade.

Centenas de pessoas presenciaram o primeiro discurso de Fernão Dias depois de eleito prefeito da cidade. “Essa é a vitória da decência, essa é a vitória da moralidade, é onde vão enfiar aquelas pesquisas falsas, é onde vão enfiar os panfletos da corrupção, do mensalão, é onde vão enfiar os 300 candidatos a vereador contra nós. Cinco batendo dia e noite na gente: Galileu, Frangini, Edmir, Jesus, Gustavo Sartori. Cadê? Vai bater no povo nosso? Vai bater no PT? Vai bater no PT, no PV, no PTB? Não tiveram força pra surrar nós. O povo está com a gente. E nós vamos fazer a administração mais decente, mais séria, mais competente, com maior desenvolvimento social e econômico de Bragança Paulista. Nós vamos ser referência para o Brasil. Escutem o que estou falando, ganhamos apertado, mas manda a turma fazer um 21”, declarou Fernão Dias, tomado pela emoção.

Ele também garantiu que a população vai governar com ele e citou algumas melhorias que a cidade deve passar a ter em seu governo. “A partir de hoje eu entro para a política de Bragança Paulista, a decência vai prevalecer em Bragança Paulista. Cada um de vocês vai administrar junto comigo, Prefeitura escancarada para o povo. Licitação transparente, casas populares, escolas de tempo integral, universidade federal, tablets para os alunos, saúde com hora marcada”, finalizou.

A vice-prefeita eleita, Professora Huguette, fazia aniversário nesse domingo e, por isso, foi recebida com um sonoro parabéns. “É uma alegria dupla para mim, no meu aniversário, receber esse presente. Deus preparou esse caminho e estou aqui eleita vice-prefeita, representando a mulher bragantina no Executivo, essa mulher guerreira, essa mulher que não esmorece, é essa mulher que eu quero representar. E junto a elas, nós vamos melhorar a condição de vida das nossas crianças, dos nossos jovens, das nossas mulheres, auxiliando o Fernão a fazer a melhor administração que Bragança já teve”, afirmou Huguette.

Além disso, Huguette convidou a população a confiar no prefeito eleito. “Vamos todos juntos confiar nesse homem dedicado, nesse homem que tem uma vontade férrea de prestar serviço para a população, principalmente a população mais pobre e é isso que nós vamos fazer. Hoje, é um dia histórico em Bragança: uma eleição decidida por 21 votos. Nós fizemos a diferença na eleição e vamos fazer a diferença na administração porque vocês nos ajudaram, vocês foram os guerreiros. Muito obrigado e um beijo carinhoso no coração de todos”, concluiu.

Fernão Dias saiu do comitê e fez carreata em alguns lugares da cidade, como no Lago do Taboão.

Fernão 2Em entrevista exclusiva concedida ao Jornal Em Dia, o comandante da cidade de 2013 a 2016 falou que, apesar da disputa acirrada, estava tranquilo e confiante. “Eleição apertada como essa, mas eu estava sereno, estava confiante na nossa vitória, se fosse a vontade de Deus, eu não ia me importar em perder, essa é a verdade. Já estava consciente disso. Dei o melhor de mim na eleição, a Huguette deu o melhor dela na eleição, era uma trajetória, uma rotina de acordar 5h da manhã todos os dias, levar os nossos nomes a fábricas, aonde havia um conglomerado de pessoas e fomos buscando. Tivemos uma votação bastante expressiva e vamos ter agora essa responsabilidade com o povo bragantino, não só com os que votaram em mim, mas com toda a população. Volto a repetir, todos os nossos compromissos de governo estão mantidos e serão realizados, não vamos medir esforços para buscar recursos do governo federal. Bragança vai dar um salto de qualidade nestes quatro anos”, garantiu.

Sobre o fato de o PT governar Bragança Paulista pela primeira vez na história, Fernão Dias afirmou que trará para o município a marca do partido. “O PT é a primeira vez que assume a Prefeitura de Bragança e depois de 20 anos, sou o primeiro candidato do PT aqui. Pode esperar um governo voltado para o social, como é a marca do PT, o desenvolvimento social aliado ao desenvolvimento econômico. Ambos caminham juntos e o PT tem essa marca. Vamos fazer o melhor para a população, principalmente a carente”, encerrou.

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player