O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Município oferece serviços de prevenção ao uso de drogas

Matéria publicada na edição de 30 de junho de 2018

 

No dia 26, última terça-feira, foi celebrado o Dia Internacional de Combate às Drogas, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1987. Em Bragança Paulista, a data foi lembrada com a realização da 4ª Semana de Prevenção ao Uso de Drogas, com diversas atividades.

Desde o dia 16, escolas do município receberam palestras e outras ações de conscientização sobre o tema.

Conforme aponta o Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas (Comad), que promoveu as atividades em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Bragança Paulista e com o apoio da Prefeitura, o investimento em prevenção e a soma de esforços para o planejamento e desenvolvimento de ações conjuntas se mostram fundamentais para resultados efetivos.

Os serviços que o município tem a oferecer nessa área também foram divulgados durante ação de conscientização na Praça Raul Leme, na terça-feira, 26.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS - AD), por exemplo, é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas, bem como suporte para seus familiares. Todo o tratamento realizado é voluntário. É importante que seja uma decisão pessoal. O espaço conta com enfermeiro, psicólogos, psicopedagoga, assistente social, administrativo, psiquiatra, médico clínico, farmacêutico, técnicos de enfermagem, recepcionista, assistente administrativo e servente.

A unidade realiza atividades individuais de acolhimento (consulta médica e psicológica, atenção farmacêutica, assistência de enfermagem, visitas domiciliares e suporte de referência técnica) e coletivas (grupos motivacionais, de prevenção de recaída, grupo familiar, de medicação, encontro, informativo, oficinas de contos, de horas e jardinagem e artesanato).

O CAPS AD fica na Avenida Juscelino Kubitschek, 520, no Matadouro, com horário de funcionamento das 8h às 17h. Mais informações: (11) 4603-1516.

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player