O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Vacinação contra a gripe é ampliada a crianças de até nove anos e adultos a partir dos 50 anos

Matéria publicada na edição de 27 de junho de 2018

 

A campanha de vacinação contra a gripe, que vem sendo realizada em todo o país desde abril, foi encerrada na última sexta-feira, 22. Porém, as doses continuarão sendo ofertadas aos grupos prioritários e, a partir de agora, também a crianças entre cinco e nove anos e adultos de 50 a 59 anos.

O público-alvo da campanha é composto por crianças de seis meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade, professores de escolas públicas ou privadas.

Como a cobertura vacinal de quase todos esses grupos ficou aquém do esperado em todo o país, o Ministério da Saúde decidiu ampliar a oferta aos outros dois grupos mencionados. Assim, desde essa segunda-feira, 25, os postos de saúde de Bragança Paulista estão aplicando a vacina contra a gripe também em crianças de até nove anos e adultos a partir dos 50.

Para receber a imunização, basta procurar uma unidade de saúde e apresentar a carteira de vacinação ou um documento com foto. As pessoas que se encaixam em uma das situações prioritárias também podem procurar os postos volantes de vacinação, que estarão: na Feira Livre, nesta quarta-feira, 27, e no Jardim Santa Rita, no dia 29, sexta-feira.

Em Bragança Paulista, apenas três grupos prioritários alcançaram e superaram a meta de 95% de imunização: idosos (96,93%), trabalhadores da Saúde (103,41%) e professores (145,61%).

Apenas 5.259 crianças de até quatro anos (61,94%) foram vacinadas até agora, 923 gestantes (56,59%) e 199 puérperas (74,25%). Também receberam a dose da vacina 6.443 portadores de doenças crônicas, 388 pessoas do sistema prisional e 2.203 membros de outras categorias pertencentes ao público-alvo.

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player