O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Prefeitura define termos de parceria com a USF para revisão do Plano Diretor

Matéria publicada na edição de 19 de maio de 2018

 

A Prefeitura de Bragança Paulista anunciou que definiu os termos para firmar parceria com a Universidade São Francisco (USF) para a execução da revisão do Plano Diretor.

Conforme as informações divulgadas, a participação da instituição, inicialmente, ocorrerá por meio de professores e alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, e no decorrer dos trabalhos, poderá ocorrer a integração de outros cursos ligados à Saúde, Educação, Meio Ambiente, Direito e Economia.

A parceria será formalizada no dia 28, durante solenidade na USF. O Grupo Gestor definido pelos parceiros estabeleceu o cronograma de trabalho a ser implantado após a assinatura do termo. O marco inicial será a análise da legislação atual, com coleta de informações técnicas e de anseios da sociedade, compilação e estudo dos dados recebidos, dentre outras providências, que se estenderão até o envio do projeto de lei para apreciação do Concidade e, posteriormente, para a Câmara Municipal.

Para a diretora do campus de Bragança Paulista, professora Márcia Aparecida Antônio, a parceria será muito produtiva e a participação dos alunos na realização das tarefas de campo será a força motriz do trabalho. “Nesta reunião, tivemos a oportunidade de elaborar todo um programa de plano de ação para a revisão do Plano Diretor de Bragança, designamos as câmaras técnicas, elaboramos os prazos, os projetos, estamos trabalhando arduamente para atingir as metas definidas.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Marcelo Alexandre Soares da Silva, a reunião foi muito produtiva. “Fizemos todo o planejamento estratégico para a continuidade da revisão do Plano Diretor. A USF vem agregar à Administração Municipal uma qualidade técnica indiscutível e, com certeza, quem tem a ganhar com isso é a população bragantina”.

O professor Décio Luiz Pinheiro Pradella, da USF, que foi um dos coordenadores da revisão do Plano Diretor de Jundiaí, informou que esta parceria é um termo de cooperação que também ajuda a USF a cumprir com uma de suas diretrizes, ou seja, a de ser uma universidade comunitária, usando de seus conhecimentos técnicos no trabalho de assessoramento através do corpo docente em várias áreas de ação, não só na questão físico-territorial, mas também no Planejamento Urbano, na Saúde e Educação, entre as áreas que são partes da gestão pública. “A USF envolverá os alunos, o corpo docente, desde os estagiários, que passarão por um processo seletivo, tanto do campus de Bragança Paulista como do campus de Itatiba, para poder trabalhar acompanhado do corpo técnico da Prefeitura. O objetivo é uma revisão no Plano Diretor do município de Bragança Paulista que envolva uma metodologia participativa com a participação da comunidade, dos munícipes bragantinos, assim como conselhos gestores, entidades representativas, sociedade civil, o corpo da Prefeitura e a USF”, concluiu.

O secretário especial de Gabinete Jocimar Bueno do Prado, ao final da reunião, disse que tudo que já foi colhido pela Comissão do Plano Diretor será aproveitado e também falou da produtividade da reunião destacando que o entusiasmo demonstrado pelos participantes dá a certeza de que os objetivos serão alcançados.

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player