O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial tem atividades na Zona Norte

Matéria publicada na edição de 5 de maio de 2018

 

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial contou com atividades alusivas à data, as quais foram realizadas no Ginásio de Esportes Rubens Batazza aos pacientes das Unidades de Saúde Parque dos Estados I e II e Planejada I e II.

A iniciativa contou com o apoio dos alunos da Escola Técnica Madre Paulina e da empresa Droga Raia, que fez sorteios de brindes, cesta com produtos, além de proporcionar o café dos pacientes.

A hipertensão, ou pressão alta, é quando a pressão arterial atinge número igual ou maior que 14 por 9. A doença afeta uma a cada quatro pessoas adultas, o que corres-ponde a, no mínimo, 25% da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos. A pressão alta está presente também em 5% das crianças e adolescentes do Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH).

Na ocasião, foram feitas palestras e orientações de como o exercício físico pode auxiliar na prevenção e tratamento da hipertensão arterial, o uso correto dos medicamentos, aula de alongamento muscular, aferição de pressão e testes rápidos. Ainda durante o evento, o médico generalista Jetro Sguarezi abordou questões de pessoas hipertensas e sanou dúvidas dos pacientes.

A nutricionista Camila Coussirat explicou sobre o controle da hipertensão e a importância de moderar no uso do sal e evitar alimentos industrializados, comidas prontas e de pacotes, como sopa em pó, lasanhas congeladas e macarrões instantâneos, pois estes produtos contêm grande quantidade de cloreto de sódio. “A recomendação é comer frutas, verduras, legumes, feijões, soja, alimentos do grupo do leite (desnatados, queijo branco, queijo magro, iogurte natural), porque são estes alimentos que irão proteger, prevenir e tratar a hipertensão”, disse Camila.

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player