Curso sobre Regulação Médica é ministrado a funcionários do Samu

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Curso sobre Regulação Médica é ministrado a funcionários do Samu

Matéria publicada na edição de 5 de maio de 2018

 

Os médicos e enfermeiros que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na Regional de Bragança Paulista, participaram, na última segunda-feira, 30, de um curso sobre Regulação Médica nas Urgências.

O objetivo do curso foi discutir a forma correta de atendimento, a importância da tomada de decisão do médico regulador, as dificuldades enfrentadas no dia a dia, os desafios do Samu 192 e a reorganização do serviço na região.

A mesa de discussão e avaliações de casos foi composta pelo advogado especialista em Responsabilidade Médicas, Júlio Acedo, o delegado superintendente da Delegacia Regional do Conselho Regional de Medicina do estado de São Paulo (Cremesp), Carlos Rosa, e o consultor técnico da Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Antônio Onimaru.

Na ocasião, foram realizadas simulações de atendimentos com diversos tipos de chamados (ligações) e situações. Ao final de cada simulação, as questões legais e a qualidade do atendimento da Regulação Médica eram discutidas, abordando os pontos positivos e negativos de cada tomada de decisão do médico regulador.

A intenção da iniciativa é melhorar o atendimento, sanar dúvidas e oferecer mais segurança no momento de escolha referente à qual tipo de ajuda enviar. O Samu Regional de Bragança 192 possui ambulâncias de suporte avançado com médico, enfermeiro e condutor socorrista, suporte básico com técnico de enfermagem e condutor socorrista e ambulâncias de transporte.

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player