Centralização de exames laboratoriais motiva reclamações na Comissão de Saúde da Câmara

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Centralização de exames laboratoriais motiva reclamações na Comissão de Saúde da Câmara

Matéria publicada na edição de 5 de maio de 2018

 

A Comissão de Educação e Cultura, Esporte, Saúde, Saneamento e Assistência Social se reuniu na manhã da última quarta-feira, 2, quando recebeu a visita de dois munícipes que reclamaram sobre a decisão da Administração em centralizar a coleta de exames laboratoriais.

Gérson Aparecido Silveira e Carlos Eduardo dos Santos já haviam participado da reunião anterior da comissão, registrando seus questionamentos sobre o assunto, e voltaram à Câmara pois era esperada a participação da secretária municipal de Saúde, Marina de Oliveira, que acabou não comparecendo.

A coleta de exames laboratoriais ocorria nos próprios postos de saúde. Desde março, porém, 13 unidades de saúde passaram a enviar seus pacientes para coleta nos laboratórios da Santa Casa, tanto no Centro como no Parque dos Estados.

Na época, a Secretaria de Saúde afirmou que pretendia com a medida “beneficiar os próprios usuários do sistema de saúde, pois o tempo na entrega dos resultados será otimizado e a quantidade de vagas será, gradativamente, ampliada”.

Porém, os usuários relatam que o tempo de marcação de exames ainda está muito grande. Um paciente que passou por consulta no fim de março, por exemplo, só teve seus exames laboratoriais agendados para a segunda semana de maio. Os relatos dão conta ainda de que antes era possível que os pacientes tentassem encaixe, o que agora não é mais permitido.

Os pacientes também têm de arcar com custo do transporte até os laboratórios.

As considerações dos vereadores que integram a Comissão de Saúde sobre a questão foram todas no sentido de defender a Administração. Eles afirmaram, contudo, que vão trabalhar para tentar melhorar o espaço de atendimento no laboratório da Santa Casa do Centro e sugerir escalonamento nos horários de agendamento, para evitar o acúmulo e diminuir o número de pessoas no local ao mesmo tempo.

Os munícipes apontaram que também é necessário que a Santa Casa disponha de mais profissionais para a coleta, pois apenas dois vêm fazendo esta função, o que aumenta muito o tempo de espera, e ampliação do horário de retirada do resultado dos exames.

Composta pelos vereadores Natanael Ananias (presidente), José Gabriel Cintra Gonçalves (vice), Antônio Bugalu, Dr. Cláudio Duarte e Rita Leme, a comissão se reúne na quarta-feira, 9, às 10h, na Câmara Municipal, com a previsão da presença da secretária municipal de Saúde, Marina de Fátima de Oliveira. Os trabalhos podem ser acompanhados pela internet, no site:  www.camarabp.sp.gov.br. Também há possibilidade de participar enviando questionamentos durante a sessão para o e-mail: dci@camarabp.sp.gov.br ou pela página do Facebook da Câmara: www.facebook.com/camarabragancapaulista.

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player