O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Veículos da cidade movidos a diesel estão sendo inspecionados

Matéria publicada na edição de 7 de abril de 2018

 

Os veículos movidos a óleo diesel da frota do município e de empresas terceirizadas que prestam serviços à Prefeitura estão sendo inspecionados quanto à opacidade/fumaça preta.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente informou que a intenção é contribuir para a redução da emissão excedente de poluentes atmosféricos e gases do efeito estufa, promovendo a qualidade do ar do município e controlando os fatores de emissão de poluentes.

Na terça-feira, 3, foram fiscalizados e aprovados os veículos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios. Os veículos que atendem à Secretaria Municipal de Educação também foram inspecionados durante a semana.

Nos veículos da Prefeitura, o método utilizado é a “Escala Ringelmann”, feita visualmente com base em escala graduada em cores, variando da cinza clara para preto. Já os veículos terceirizados são inspecionados por meio do opacímetro, instrumento que mede a opacidade da fumaça emitida pelos motores a diesel.

Em caso de reprovação, a Prefeitura deve notificar a empresa terceirizada para encaminhar o veículo para manutenção, e, se for veículo próprio, providenciar a reparação, como regulagem dos motores, reciclagem do veículo ou o que for necessário para reduzir a emissão de poluentes.

Os veículos aprovados recebem um selo de inspeção disposto no vidro frontal, fornecido pela Secretaria do Meio Ambiente. A previsão da secretaria é realizar a inspeção de toda a frota até agosto.

A população também pode contribuir fazendo a sua parte:

- Mantenha o motor do seu veículo regulado;

- Faça revisão preventiva;

- Na manutenção do seu veículo, exija que a regulagem do motor e a troca de peças sejam feitas de acordo com as especificações do fabricante;

- Mantenha o sistema de escapamento em ordem;

- Abasteça com combustível de boa qualidade;

- Preste atenção na pressão dos pneus e evite o excesso de carga;

- Desligue o motor do veículo sempre que estiver estacionado.

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player