O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

C. A. Bragantino comemora 90 anos de fundação

Matéria publicada na edição de 6 de janeiro de 2018

 

Nesta segunda- feira, 8, o Clube Atlético Bragantino comemora 90 anos de fundação. O Braga é um dos clubes mais tradicionais do interior de São Paulo e foi instituído por um grupo de amigos do time do Bragança Futebol Clube, no dia 8 de janeiro de 1928.

O Massa Bruta, como é carinhosamente chamado, foi fundado com as cores preto e branco. O mascote do clube é o Leão, e o Estádio do Bragantino, o “Marcelão”, como é conhecido, fica localizado na Rua Emílio Colela, s/nº, e tem capacidade para mais de 15 mil torcedores.

AS CONQUISTAS DO BRAGA

Nestes 90 anos de existência, o Bragantino colecionou vários títulos e alguns deles importantes.

Em 1965, o time conquistou o título do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, hoje chamado de Série A2, e o acesso à elite do futebol paulista.

Em 1979, depois de alternar bons e maus momentos, sagrou-se Campeão Paulista da Terceira Divisão.

Em 1988, voltou a ser campeão da Série A2 e começou uma história de altos e baixos. Em 1990, chegou ao principal título do estado, o de Campeão Paulista da Série A1, depois de derrotar o Novorizontino na decisão.

No ano seguinte, começou a temporada levantando o Torneio Início do Estadual e chegou ao vice-campeonato do Brasileiro da Série A, em uma final memorável contra o São Paulo.

Em 2005, o Braga não conquistou o título, mas no primeiro ano do técnico Marcelo Veiga no comando da equipe, alcançou o acesso à elite do futebol paulista, depois de 10 anos de espera.

Em 2007, o Bragantino sagrou-se campeão da Série C do Campeonato Brasileiro, divisão na qual o clube se encontra hoje.

No ano passado, o Braga foi vice-campeão do Campeonato Paulista da Série A2, perdendo a final para o São Caetano e mesmo assim conquistou o acesso à elite do futebol paulista neste ano.

GRANDES JOGADORES FORAM REVELADOS PELO MASSA BRUTA

O Massa Bruta também se tornou um clube formador de craques. Nos anos 90, revelou para o Brasil jogadores como Mauro Silva, Mazinho, João Santos, Sílvio, Alberto e Gil Baiano, entre outros.

Nessa época, os treinadores que passaram pelo clube foram Wanderley Luxemburgo, que estava começando sua carreira de treinador, e Carlos Alberto Parreira.

Vale ressaltar que Carlos Alberto Parreira e Mauro Silva sagraram-se campeões da Copa do Mundo de 1990, disputada nos Estados Unidos.

Com a chegada do técnico Marcelo Veiga, em 2005, por sinal o técnico mais vencedor da história do clube, o Bragantino continuou a revelar bons jogadores que foram defender grandes clubes do futebol brasileiro e do exterior, como o volante Paulinho e o atacante Romarinho, que saíram do Braga para serem campeões da Libertadores da América e do Mundial de Clubes da Fifa no ano de 2012, defendendo o Corinthians.

O Bragantino, atualmente, tem como presidente Marco Antônio Nassif Abi Chedid (Marquinho Chedid).

O técnico para a temporada 2018 será novamente Marcelo Veiga, que está na sua sexta passagem pelo clube.

O Braga disputará neste ano três competições. O Campeonato Paulista da Série A1 (Paulistão 2018), que começa para o Braga no próximo dia 17, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série C.

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player