O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Cartório Eleitoral faz plantão aos sábados para cadastrar biometria

Matéria publicada na edição de 2 de dezembro de 2017

 

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) informou que a partir deste sábado, 2, os cartórios eleitorais estarão abertos para o Mutirão da Biometria. A expectativa é que mais de 100 mil eleitores compareçam aos cartórios e postos de atendimento de todo o estado para o cadastramento biométrico.

Em Bragança Paulista, assim como nos demais municípios paulistas, o atendimento será realizado nos dias 2, 9 e 16 de dezembro. No dia 8, que é feriado na cidade e no Judiciário, também haverá plantão. Nesses dias, o horário de atendimento será das 9h às 18h, por ordem de chegada.

Para ser atendido, o eleitor deve levar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência recente em seu nome e título eleitoral, se tiver.

Conforme dados do TRE-SP, dos 32.616.689 eleitores do estado de São Paulo, 9.840.746 (30,1%) fizeram a biometria.

O Jornal Em Dia esteve nessa sexta-feira, 1º, no Cartório Eleitoral da cidade, que fica na Rua Monsenhor Kohly, 190, no Centro. O chefe do órgão, Marcos Aparecido Mori, disse que o movimento tem sido grande, mas que não há necessidade de os eleitores terem pressa para cadastrar a biometria, pois em Bragança Paulista o procedimento ainda não é obrigatório. Portanto, não passa de boato a informação divulgada em grupos de WhatsApp e demais redes sociais de que os eleitores que não cadastrarem a biometria precisarão pagar multa.

Embora o comparecimento ainda não seja obrigatório, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores se adiantem, de modo a evitar as filas futuras.

A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico da urna eletrônica confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

Vale informar que nos dias normais de atendimento, de segunda a sexta-feira, o horário de funcionamento dos cartórios eleitorais é das 12h às 18h.

Mais informações: (11) 4034-0480 ou 4033-2561.

 

 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player