O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Final do Campeonato Amador do Estado 2017: Ferroviários perde no tempo normal e nos pênaltis para o S.E. Corinthians e sonho do tetracampeonato é adiado

Matéria publicada na edição de 14 de novembro de 2017

 

O Campeonato Amador do Estado de 2017, organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), chegou ao final, na tarde do último sábado, 11, com o S.E. Corinthians, de São Bernardo do Campo, sagrando-se campeão, depois de derrotar o Ferroviários A. C. no tempo normal, por 1 a 0, e na cobrança de penalidades máximas, por 4 a 2.

A partida final, disputada no Estádio Mário Guilherme dos Santos (campo do São Lourenço), em Bragança Paulista, recebeu um grande público, que presenciou uma disputa equilibrada, digna de uma final. 

A equipe do ABC Paulista fez 1 a 0 no tempo normal, com o atacante Hulk, revertendo a desvantagem do jogo de ida, na qual tinha perdido, em casa, também por 1 a 0. Sendo assim, a decisão foi para as penalidades máximas, e o Corinthians atuou de maneira mais eficiente, derrotando o FAC por 4 a 2.

PRIMEIRO TEMPO: FAC TEVE AS MELHORES OPORTUNIDADES

Em desvantagem no confronto, o time visitante entrou em campo pressionando o FAC com uma marcação alta na saída de bola.

O Ferroviários, por sua vez, tratou de acalmar a partida e buscar espaço no contra-ataque. Mesmo o time do Corinthians fazendo pressão, as melhores chances da primeira etapa foram da “Locomotiva Avinhada”. Aos 10 minutos, o FAC teve uma grande oportunidade para abrir o placar no “Esmaga Sapo”. Numa rápida descida, o maestro do time, Popó, recebeu a bola na pequena área, dominou, e chutou forte, mas a bola parou na trave do gol defendido pelo goleiro Felipe.

Assustado com esse lance, o Corinthians tratou de manter mais a posse de bola, tentando levar perigo ao gol de Ricardo. Mas o bom posicionamento dos zagueiros do Ferroviários impedia as fortes jogadas aéreas do sistema ofensivo do time Alvinegro. Aos 33 minutos, o atacante Messias teve uma boa oportunidade num chute de fora da área, que passou muito perto do gol de Felipe. E o primeiro tempo terminou empatado em 0 a 0.

SEGUNDO TEMPO: PRESSÃO DO CORINTHIANS

O time do Corinthians voltou para a etapa final com uma substituição. O volante Chulé ficou no vestiário, sendo substituído pelo atacante Ivan. Já o FAC voltou com a mesma formação. Precisando da vitória, o time visitante foi com tudo para o ataque e começou a arriscar chutes de longa distância, sendo que alguns deles assustaram o goleiro Ricardo. Aos 16 minutos, o time visitante perdeu uma chance clara de gol. No contra-ataque, Tatu, que tinha entrado no lugar de Fafi, deu um passe na medida para o meio-campo Maurílio, que chutou forte para grande defesa do goleiro Ricardo. 

E a pressão do time corintiano deu resultado, aos 26 minutos, com o gol da vitória marcado pelo atacante Hulk, que havia entrado no lugar de Maurílio. Vale ressaltar que a defesa do FAC falhou no gol de cabeça do time corintiano.

O gol abateu a equipe do Ferroviários, que ainda tentou o empate. Aos 30 minutos, Romerito, que substituiu Dodô, arriscou chute de fora da área, mas o goleiro Felipe, bem colocado, fez outra grande defesa, salvando o Corinthians de sofrer o gol de empate.

E o placar terminou mesmo com 1 a 0 no tempo regulamentar. 

GOLEIRO FELIPE BRILHA NA COBRANÇA DE PÊNALTIS

Na cobrança de penalidades, brilhou a estrela do goleiro Felipe, que pegou duas cobranças do FAC e garantiu o título do Campeonato Amador do Estado para o Corinthians, de São Bernardo do Campo.

O meio-campo Romário foi o primeiro a bater para o Ferroviários, mas o goleiro Felipe foi buscar no canto direito. Os corintianos converteram sua primeira cobrança com Ivan. Popó cobrou o segundo pênalti e converteu para o FAC. Na sequência, Sulivan fez o segundo gol do Corinthians. E, na cobrança seguinte, mais uma vez, o arqueiro do time Alvinegro efetuou boa defesa no chute do lateral Nenê. Dênis anotou o terceiro gol do time visitante. Romerito converteu sua cobrança, fazendo o segundo gol do FAC, mas Wellington deu números finais, marcando o quarto gol do time de São Bernardo.

Final da cobrança de pênaltis, FAC, vice-campeão, 2, Corinthians, campeão, 4.

 

FICHA TÉCNICA

FINAL DO CAMPEONATO AMADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO 2017

 

Local: Estádio Mário Guilherme do Santos (campo do São Lourenço), em Bragança Paulista

Data: 11 de novembro de 2017 (sábado)

Árbitro: Kléber Canto dos Santos, que foi auxiliado por Ricardo Luís Buzzi e Ítalo Magno de Paula Andrade

Quarto árbitro: Samuel Aguilar de Lima

 

FERROVIÁRIOS – 0 (P-2)

Ricardo; Thiaguinho, Diego (Romarinho), Tóbi e Nenê; Bitinho (Márcio Careca), Romário, Dodô (Romarito) e Popó; Messias (Diegão) e Mosquito (Max)

Técnico: Paulinho do Barril

Auxiliar: Vini

Cartão amarelo: Bitinho

 

CORINTHIANS – 1 (P-4)

Felipe; Kléber (Márcio), Sulivan, Forb e Wellington; Chulé (Ivan), Rogerinho (Hulk), Éverton e Maurílio (Didi); Dênis e Fafi (Tatu)

Técnico: Róbson

Auxiliar: Raimundo

Gol: Hulk, aos 26’2/T

Cartões amarelos: Éverton, Márcio e Wellington

 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player