O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Candidatos que farão provas do Encceja podem baixar material de apoio no portal da Educação

Matéria publicada na edição de 12 de novembro de 2017

 

Conteúdo é dividido por ciclos e áreas de conhecimento; exame será aplicado no próximo dia 19, em todo país

 

No próximo domingo, 19, o Ministério da Educação aplicará mais uma edição do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Candidatos do estado de São Paulo podem se preparar para a prova com a ajuda do material de apoio disponível para download no portal da Educação: www.educacao.sp.gov.br. O conteúdo é dividido em volumes por ciclos e área do conhecimento.

O Encceja é destinado àqueles que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. A partir de 2017, o exame substitui o Enem para validação do diploma do Ensino Médio.

São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. No Ensino Fundamental, serão avaliadas as disciplinas de Ciências Naturais; História e Geografia; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e Matemática.

Já a avaliação do Ensino Médio inclui itens de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias.

As avaliações serão realizadas em dois turnos: matutino e vespertino. Os candidatos devem aguardar o cartão de confirmação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) com número de inscrição, data, horário e local de realização das provas ou consultar a página do participante no link: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/loginParticipante.

Para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa (Encceja PPL), a avaliação será aplicada nos dias 21 e 22 de novembro.

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player